12ª Edição do maior evento de defesa e segurança da América Latina tem participação do Exército Brasileiro

Rio de Janeiro (RJ) – O Exército Brasileiro participa da LAAD Defence & Security 2019, maior feira de defesa e segurança da América Latina, que está ocorrendo no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento bienal foi aberto terça-feira, 2 de abril, e acontece até o próximo dia 5, com expectativa de receber mais de 38 mil pessoas. Produtos integrantes dos Programas Estratégicos da Força Terrestre estiveram em destaque na feira, que está em sua 12ª edição, reunindo cerca de 180 delegações oficiais e 450 marcas expositoras de mais de 30 países.

Presente na abertura da LAAD 2019, o General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército, comentou que a feira abre diversas oportunidades de interação entre os atores envolvidos na cadeia produtiva da indústria de defesa. “A LAAD é um ambiente de negócios perfeito para que todo o ecossistema de defesa interaja, apresentando produtos e soluções inovadoras, debata em alto nível temas do setor, conheça as capacidades da nossa Base Industrial de Defesa, estreite laços de amizade com nações amigas e estabeleça promissoras parcerias estratégicas”, avaliou o Comandante.

Durante o primeiro dia da LAAD 2019, o General Leal Pujol visitou os estandes montados pelo Exército no Riocentro, incluindo o do Centro Tecnológico do Exército, que destaca o sistema de Rádio Definido por Software (RDS – Defesa), e de empresas parceiras em Programas Estratégicos, a exemplo da Avibras (que desenvolve o Míssil Tático de Cruzeiro, parte do Programa Astros 2020) e da Iveco (família de blindados do Programa Guarani).  Na ocasião, o Comandante da Força também se reuniu com uma série de autoridades civis e militares, para tratar a respeito de parcerias de interesse da Instituição.

Importância econômica

A LAAD 2019 foi aberta oficialmente pelo Presidente da República em Exercício, Antonio Hamilton Mourão, que ressaltou a importância da indústria de defesa para o Brasil. “A relevância desse evento para o nosso país é aferida pela presença expressiva de autoridades públicas e do setor privado. Identifico uma excepcional oportunidade para a expansão desse importante setor da indústria nacional, pois estão reunidos aqui destacados gestores, empresários e investidores, expondo o estado da arte em termos de segurança e defesa”, declarou.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, destacou o aspecto do intercâmbio de conhecimentos e novidades tecnológicas como um dos pontos mais preponderantes da LAAD. Ele também enfatizou o papel da indústria de defesa para a manutenção da capacidade operacional das Forças Armadas. “Além de preservar a capacidade de atuação das nossas Forças, a indústria de defesa é um setor relevante para o crescimento econômico, com efeitos multiplicadores, rompe as fronteiras do conhecimento científico e abre perspectivas na geração de empregos e receitas”, enumerou.

Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Roberto Alves Gallo, também destacou aspectos econômicos para ressaltar a relevância da LAAD. “Defesa e segurança movimentam quase 4% do Produto Interno Bruto do Brasil, ou seja, mais de R$ 200 bilhões ao ano. Esses números ajudam a explicar o tamanho da LAAD, com a quantidade de delegações, expositores e visitantes. Trata-se de uma excelente oportunidade para as empresas nacionais e estrangeiras promoverem seus produtos e serviços, bem como prospectar, iniciar e fortalecer parcerias estratégicas, em mercados globais ou locais”, salientou.

( Agência Verde-Oliva/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>