150 anos de um herói nacional: RONDON

150 anos de um herói nacional: RONDON

Brasília – No dia 4 de maio, três eventos no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) abriram a semana em que Rondon, o Patrono da Arma de Comunicações, completa 150 anos: o lançamento, pela Casa da Moeda, de um lote de 500 moedas em bronze, prata e ouro; o pré-lançamento de 2,4 milhões de uma série de selos comemorativos e uma cerimônia cívico-militar alusiva à data.

RONDOM 1

Durante a solenidade de abertura, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Ueliton José Montezano Vaz, foi o primeiro a receber uma moeda de prata e a obliterar o selo, ambos comemorativos do sesquicentenário de Rondon. O Chefe do Departamento de Ciência de Tecnologia, General de ExércitoSinclair James Mayer, presidiu a formatura, durante a qual foi depositada uma corbélia de flores no busto de Patrono das Comunicações.

 RONDOM 2

RONDOM 3

O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, grande sertanista e desbravador, teve seu reconhecimento nacional revelado por sua promoção a Marechal Honorário em cinco de maio de 1955 e pela designação como patrono da Arma de Comunicações em 26 de abril de 1962, após mais de 8.000 km de linhas telegráficas por ele implantadas por todo o Brasil.

RONDOM 4

Como o maior explorador a adentrar em terras tropicais, Rondon conseguiu gravar seu nome em letras de ouro, ao lado de grandes personalidades internacionais, como Amundsen, o descobridor do Polo Sul; Peary, o descobridor do Polo Norte; e Byrd, o maior explorador das terras árticas. Seu reconhecimento internacional ocorreu em 1957, quando foi proposto, por 15 nações, para o Prêmio Nobel da Paz, principalmente devido a seu trabalho junto aos povos indígenas das regiões por ele desbravadas.

RONDOM 5RONDOM 6

Com base em todos esses feitos, o Comandante do CCOMGEX, General de Brigada Carlos Roberto Pinto de Souza, ressaltou, durante a solenidade, o privilégio de ser discípulo de Rondon e destacou a importância de estar à frente da principal organização militar da Arma de Comunicações do Exército neste momento de comemoração dos 150 anos do Patrono dessa Arma.

(CECOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *