BRABAT 26 realiza exercício final em Caçapava (SP)

A partir do dia 09 de abril, o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz  (BRABAT 26) realizará o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), nos municípios de Caçapava/SP e Jambeiro/SP. O exercício ocorrerá até o dia 13 de abril, com a utilização de 650 militares brasileiros da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.

eb 2

O EBOP, juntamente com o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), que será realizado entre os dias 17 e 27 de abril, está inserido na fase final do preparo da tropa denominada de adestramento. O 26º Contingente Brasileiro tem a previsão de começar a embarcar para a missão de paz no Haiti no dia 17 de maio.

As atividades de instrução do EBOP serão simuladas e ocorrerão das 8h às 22h. Será feito o patrulhamento ostensivo nas ruas dos bairros com veículos de combate e a pé, a localização e socorro às vítimas de acidentes, a segurança de instalações e de autoridades, escolta de comboios e outros exercícios.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava, o EBOP realizará nos dias 10 e 11 de abril com duas ações de Cooperação Civil-Militar (CIMIC). Das 8h às 12h os militares estarão na Escola Municipal Olímpio Alves dos Santos e Escola Municipal Professora Geny Farah Salles, ambas em Caçapava. Além de atividades de lazer e recreação para crianças, ocorrerão atendimentos médicos e odontológicos, apresentações culturais, palestras educativas, higiene bucal e outros serviços.

O EBOP e o EAOP foram planejados, principalmente, em experiências de sucesso colhidas no Haiti e serão controlados com todas as medidas de segurança necessárias. Os militares poderão interagir dentro de um quadro, o mais semelhante possível, ao que será encontrado no país. O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, sediado no Rio de Janeiro/RJ, estará avaliando a execução dos exercícios, a fim de certificar as condições da tropa para a execução da missão.

A preparação da tropa foi idealizada para ocorrer ao longo de 23 semanas, divididas em três períodos:instrução preparatória, instrução individual e adestramento.Os dois primeiros períodos foram realizados de forma descentralizada nas Organizações Militares Polos (OMP) sediadas nas guarnições de Caçapava, Osasco, Lorena, Pindamonhangaba e Pirassununga, todas no estado de São Paulo,  e agora de forma centralizada em Caçapava.

eb 3

O Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) é responsável pela coordenação do preparo do 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) que tem como missão manter um ambiente seguro e estável no Haiti, cooperar com a sua reconstrução  e no desenvolvimento sócio-econômico daquele país.

(BRABAT 26 ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>