1ª Bda C Mec participa da Operação Guarani na República Argentina

1ª Bda C Mec participa da Operação Guarani na República Argentina

Monte Caseros (República Argentina) – A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec) participou, no período de 11 a 18 de outubro, da Operação Guarani 2016, importante exercício militar realizado em conjunto com a Brigada de Monte XII, “General Manuel Obligado”, do Exército Argentino, compondo a Brigada Combinada Guarani.

A operação contou com o apoio do 1º Batalhão de Aviação do Exército, de Taubaté (SP); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) de Uruguaiana; e da 1ª Seção de Aviação de Monte XII, de Posadas (AR).

bda2

Esse exercício militar combinado possibilitou a integração e o intercâmbio de conhecimentos doutrinários nos aspectos operacionais, logísticos e de inteligência, observando-se, em todas as atividades realizadas, o profissionalismo e a dedicação dos militares, que suplantaram a diferença de idioma e as condições climáticas adversas para que a missão atingisse os objetivos propostos.

O efetivo mobilizado na Operação foi de 1.630 militares, sendo 505 do Exército Brasileiro e 1.125 do Exército Argentino. Quanto ao material de emprego militar, foram utilizados 16 helicópteros, 291 viaturas, 25 peças de artilharia, duas pontes M4T6 e 22 botes de assalto.

Finalizando as ações combinadas com tropas no terreno, foi realizada, no dia 18 de outubro, no Grupo de Artillería 3, em Paso de Los Libres (AR), a cerimônia de encerramento, que contou com a participação das tropas brasileira e argentina e a presença de autoridades de ambos os países.

bda2

A Operação Guarani

A Operação Guarani consiste em um exercício combinado, realizado desde o ano de 2012, entre os exércitos da Argentina e do Brasil, com o objetivo de desenvolver laços de confiança e de camaradagem entre as forças, criar um glossário comum de termos militares e desenvolver uma doutrina combinada de operações convencionais.

(CCOMSEX / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *