1º Desafio Global do Conhecimento do Sistema Colégio Militar

1º Desafio Global do Conhecimento do Sistema Colégio Militar

Brasília (DF) – O Colégio Militar de Brasília (CMB) está sediando o 1º Desafio Global do Conhecimento, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro. O evento conta com a participação de centenas de alunos dos 13 colégios militares presentes no território nacional e é dividido em duas atividades distintas: “Feira de Ciências” e “Mundo CM”, sendo esse último uma simulação que busca promover um estudo de cunho político e cultural.

desafio-global-4

Na manhã desta quinta-feira, dia 29, uma cerimônia de abertura foi presidida pelo Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, General de Exército Claudio Coscia Moura, que ressaltou a importância de projetos educativos como esse: “para conseguirmos o Brasil que queremos e merecemos devemos começar nas escolas. O incentivo à arte, à cultura, à ciência e ao esporte é o caminho que pode nos levar a um Brasil grande”. O Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, General de Brigada Flavio Marcus Lancia Barbosa, também prestigiou a iniciativa.

A Feira de Ciências tem como tema “ Projetos de Sustentabilidade Aplicáveis ao Meu Colégio”, reunindo cerca de 300 trabalhos que estão divididos entre produções dos alunos do CMB, estandes das Forças Armadas e 13 projetos de destaque dos colégios militares. A exposição visa a fomentar o interesse dos alunos por pesquisa, produção científica e sustentabilidade.

desafio-global-1

A aluna Victória Rodrigues, do Colégio Militar de Manaus (CMM), disse que participar do 1º Desafio Global do Conhecimento é uma oportunidade ímpar para troca de experiências entre os alunos dos diferentes colégios: “podemos ver o que outros colegas desenvolveram e discutir soluções sustentáveis”. A equipe de Victória, do CMM, apresentou um projeto para reduzir o consumo de energia do colégio, beneficiando inclusive a comunidade do entorno.

Esse 1º Desafio é um evento inédito na educação pública do Brasil. As atividades do “Mundo CM” envolvem estudantes universitários (ex-alunos do Colégio Militar) e alunos dos 13 colégios do Sistema de Ensino Colégio Militar do Brasil para o desenvolvimento de ideias e propostas de intervenção social.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *