27 de maio – Dia do Serviço de Saúde do Exército

O dia 27 de maio foi estabelecido como o Dia do Serviço de Saúde do Exército, para reverenciar a memória do seu patrono, o General de Brigada Médico João Severiano da  Fonseca. Nascido na cidade de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro (AL), em 1836, ele foi um dos filhos do Tenente-Coronel de Infantaria Manoel Mendes da Fonseca e da Sra Rosa Maria Paulina da Fonseca, cujos filhos varões seguiram a vocação militar do patriarca e abraçaram a carreira das armas.

dia do servico de saude

Dentre os irmãos de João Severiano Fonseca, há que se destacar o Marechal Deodoro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil; o Marechal Hermes Ernesto, governador da Bahia e do Mato Grosso; e o Marechal de Campo Severiano da Fonseca, primeiro e único barão de Alagoas. Outros três irmãos faleceram em combate nas batalhas de Curupaiti, Itororó e Curuzu.

O jovem João Severiano inicialmente ingressou na Faculdade de Medicina da Corte em 1853 e, ainda estudante, demonstrando altruísmo e elevado senso humanitário, atuou durante a epidemia de cólera ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 1855. Por essa nobre ação, foi condecorado pelo Imperador D. Pedro II com a Comenda da Ordem da Rosa, no grau de Cavaleiro.

Continue lendo em: http://www.eb.mil.br/documents/16541/1256579/saude14.pdf

(CCOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>