40º Aniversário de criação do 4º CGEO e IV Encontro Nacional dos Veteranos do Serviço Geográfico

40º Aniversário de criação do 4º CGEO e IV Encontro Nacional dos Veteranos do Serviço Geográfico

Em de 6 de julho, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), unidade militar diretamente subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), realizou formatura comemorativa do 40º aniversário de criação do 4º CGEO e sediou, até o dia 8 de julho, o IV Encontro Nacional dos Veteranos do Serviço Geográfico.

Os Veteranos, como são carinhosamente denominados, vieram de todo País e foram recepcionados com muita alegria pelos atuais integrantes. A primeira atividade, no auditório General Aristides Barreto (antigo Diretor do Serviço Geográfico), foi uma palestra conduzida pelo Cel Vagner a respeito da DSG; ato contínuo, foi realizado a obliteração do Selo Comemorativo aos 40 anos do 4º CGEO com a presença da Sra Antônia Rebouças de Oliveira, Superintendente Estadual de Operações dos Correios do Amazonas; posteriormente, o Cel R1 Marcis Gualberto Mendonça, mais antigo Veterano do Serviço Geográfico presente, descerrou a placa comemorativa do evento. Na frente do pavilhão de comando foi inaugurado o memorial dos antigos Chefes da 4ª DL/4ºCGEO e realizada a tradicional fotografia com todos os veteranos e familiares presentes.

A formatura comemorativa foi presidida pelo General de Exército César Augusto Nardi de Souza, Comandante Militar da Amazônia (CMA), acompanhado pelo General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Comandante da 12º Região Militar; do General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; e do General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva.

A tropa e os Veteranos entoaram com muita vibração a Canção do Serviço Geográfico e durante a solenidade o Chefe do 4º CGEO realizou a leitura do alusivo referente à data onde destacou que o Serviço Geográfico não é apenas o presente ou o futuro; é o fruto do trabalho incansável de muitos, ressaltando a atuação dos Veteranos ao longo da história, alguns dos quais com vasta experiência de selva (mais de 75.000 horas). Foram entregues certificados de Amigos do 4º CGEO e após o desfile da Tropa em continência ao Comandante Militar da Amazônia foi realizado, sob aplausos calorosos, o tradicional desfile dos Veteranos do Serviço Geográfico do Exército.

Dando continuidade do IV Encontro Nacional dos Veteranos do Serviço Geográfico do Exército foi organizado no dia 7 de julho um passeio de barco com os Veteranos e familiares pela orla de Manaus; mergulho e brincadeira com botos; encontro das águas (Rio Negro e Solimões); pesca do pirarucu; caminhada na trilha da vitória-régia. Em 8 de julho, foi organizado um city tour pela cidade de Manaus, quando os Veteranos puderam conhecer as belezas e atrativos da cidade, sobretudo o Teatro Amazonas, culminando com almoço de confraternização em um restaurante da região.

Crédito Foto: Sgt Laredo

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *