416 Jovens adentram o portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército em busca de seus sonhos

Campinas (SP) – No dia 16 de fevereiro, ocorreu a entrada solene dos alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Após muito estudo e a aprovação em um dos maiores concursos já realizados, os alunos matriculados na Escola “Onde tudo começa” (lema da EsPCEx) deram mais um importante passo para alcançar o objetivo de se tornarem oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. Adentraram o Portão da EsPCEx, 416 alunos, sendo 372 do sexo masculino e 44 do sexo feminino. Praticamente todos os Estados da Federação tiveram representantes aprovados, sendo que a Região Sudeste galgou o maior número de novos alunos.

Abertura dos Portões

Tradicionalmente, o aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx, juntamente com o Comandante da Escola. Desta vez, foi o Aluno Anderson Adonis Faria da Cruz, de 17 anos que o fez. Os candidatos, um a um, entraram encolunados pelo portão desse estabelecimento de ensino em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal).

Nessa tradicional solenidade, os alunos, ainda em trajes civis ou com uniformes dos colégios militares de origem, entraram na Escola individualmente, simbolizando um ato voluntário de eterno compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, ética e raízes históricas, incluindo o respeito à hierarquia e à disciplina. Significou o início de uma carreira dedicada exclusivamente ao cumprimento do dever e à Pátria.

Após a entrada pelo portão, a turma realizou sua primeira formatura com o uniforme camuflado, na Praça Cidade de Campinas – EsPCEx. O Comandante Logístico, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, presidiu a cerimônia e deu as boas-vindas para a turma. Prestigiaram, também, as atividades do dia, autoridades civis e militares, além das famílias e amigos dos alunos e da sociedade campineira. Na ocasião, cada aluno recebeu, de seu padrinho ou madrinha, a boina azul-ferrete, utilizada pelos alunos das escolas de formação do Exército. Momento de muito orgulho para os familiares, por verem jovens superando muitas dificuldades e alcançando um sonho.

O carinho da “Tia da Odette”

“Tia Odette”, técnica de várias gerações (há mais de 40 anos) de equipes de atletismo da EsPCEx, realizou uma singela lembrança às novas alunas. Após a entrada solene pelos portões e enquanto estavam na cerimônia de entrega da boina, foram distribuídas rosas com um cartão de boas-vindas nas camas das 44 alunas.

Emoção marca a cerimônia

Após muito esforço, horas e mais horas de estudo e preparação física, chegou o tão sonhado dia. Pais, familiares e amigos se emocionaram junto aos alunos, ao entregarem a tão sonhada boina azul-ferrete, símbolo do aluno.

A trajetória

Os alunos iniciaram a segunda fase do concurso de admissão no dia 22 de janeiro, quando se apresentaram para a realização da inspeção de saúde, do Exame de Aptidão Física e do Exame de Avaliação Psicológica. Os aprovados nessas etapas eliminatórias foram matriculados para o ano letivo de 2019, que se iniciou com as palavras de boas-vindas, transmitidas pelo Coronel Fabiano Espínola Araujo, Comandante da EsPCEx.

Ao concluir o ano letivo, os alunos têm acesso garantido à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), onde continuarão a sua formação militar por mais quatro anos, quando serão declarados aspirante a oficial do Exército.

Para o ano de 2019, foram oferecidas 445 vagas – 400 para alunos do sexo masculino e 45 para o sexo feminino. Esse é o terceiro ano em que a Escola recebe mulheres em seu efetivo.

1º Ten Bidinoto, Lívia Caus e Eduardo Rodrigues

(CCOMSEX/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>