47 SECRETÁRIOS DOS MUNICÍPIOS TRIBUTÁRIOS DA ÁREA DE JURISDIÇÃO DO PRM 03/005-SM CONHECEM NÚCLEO DE MODERNIDADE DO EB

Santa Maria (RS) – Nos dias 12 e 13 de abril, o Posto de Recrutamento e Mobilização 03/005 do Comando da 3ª Divisão de Exército “Divisão Encouraçada” (PRM 03/005-SM) conduziu o Estágio de Secretário de Junta de Serviço Militar (JSM).

Na primeira jornada, com a finalidade de realizar a integração dos Secretários dos municípios tributários da área de jurisdição do PRM 03/005-SM com as Organizações Militares (OM) da Guarnição de Santa Maria, a atividade ocorreu no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) e no Centro de Adestramento Sul (CA-SUL), que são um dos núcleos de modernidade da Força Terrestre e que materializa um “salto para o futuro” do Exército.

No CI Bld, após assistiram a uma palestra institucional ministrada pelo Comandante do Centro, Tenente-Coronel Carlos Alexandre Geovanini dos Santos, conheceram os simuladores de combate e tiveram a oportunidade de inteirar-se das atividades desenvolvidas na missão de especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados, entre eles, o Guarani, que está entre os principais projetos estratégicos do Exército, e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível subunidade.

No Centro de Adestramento Sul, Organização Militar síntese do que há de mais moderno no Exército Brasileiro referente ao adestramento da tropa, participaram de uma palestra de seu Comandante, Coronel Rickmann Schmidt, que destacou os benefícios da simulação, entre os quais, a economia de recursos, a diminuição de acidentes/incidentes e a eficácia no adestramento. Após, conheceram o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) e o Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM).

O Auditório Marechal Castello Branco, no Comando da “Divisão Encouraçada”, foi o local onde transcorreu as atividades da segunda jornada, sob a coordenação do Chefe do PRM 03/005-SM, Capitão Clovis Cruz de Sousa, e contou com a participação de Secretários das JSM de 47 cidades. Na ocasião, foram feitos estudos de caso referentes a diversas situações que podem ocorrer numa Junta de Serviço Militar.

Além de uma apresentação de resultados do ano de 2017 e 1º Trimestre 2018, foram tratados assuntos referentes à avaliação, processos e visita de orientação técnica às JSM; além de taxas, multas e certificados.

O Estágio objetivou, ainda, nivelar conhecimento sobre o tema “Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB)” e formar “massa crítica” sobre o SERMILMOB.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>