Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

5 mil militares da região norte participam de capacitação sobre percepção terrorista

Palestras visam aumentar níveis de segurança durante evento

De olho nas seis partidas de futebol a serem realizadas em Manaus (AM) durante os Jogos Olímpicos, cerca de cinco mil militares de unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na região Norte do País participam, durante o mês de junho, de capacitação sobre percepção da ameaça terrorista.

PERCEPCAO 2

Militares de todos os círculos hierárquicos, desde os soldados até os oficiais superiores, dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, são preparados por meio de palestras acerca do terrorismo. A capacitação teve início no dia 16 de maio sob a coordenação da Seção de Operações Terrestres do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR).

De acordo com o Major de Infantaria Robson Nunes dos Reis, o treinamento dos militares da Força Aérea sobre esse tema está relacionado ao histórico dos Jogos Olímpicos.

“Historicamente, as Olimpíadas têm ocorrências de terrorismo. Nesse contexto, sob a coordenação do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o VII COMAR estimulou a elevação do nível de conhecimento dos efetivos de suas unidades subordinadas sobre a percepção da ameaça terrorista”, explicou.

Seguindo as orientações do COMGAR, as aulas ministradas abordam três temas centrais: o contexto da ameaça terrorista, o Comando da Aeronáutica diante da ameaça terrorista e as ações de nível tático do VII COMAR diante da ameaça terrorista nos Jogos Olímpicos 2016.

O Major Nunes Reis também ressalta os benefícios desses treinamentos a longo prazo.

“Esse conhecimento serve de legado para a elevação do nível de segurança das instalações, mesmo após os Jogos Olímpicos, pois os procedimentos e a consciência sobre o tema ficam”, disse.

Rio de Janeiro

Cerca de 140 oficiais de diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas no Rio de Janeiro participaram, na semana passada, do Estágio de Serviço de Segurança e Defesa, coordenado pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). O objetivo foi aprimorar as técnicas e procedimentos visando à qualificação constante dos militares para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

PERCEPCAO 1

As instruções foram ministradas pelos Batalhões de Infantaria nas guarnições Centro, Galeão, Afonsos e Santa Cruz. Durante dois dias, os militares receberam instruções que abordaram a legislação referente aos procedimentos de segurança, identificação para acesso às Organizações Militares, comunicações, cuidados com armamento e prevenção e combate ao terrorismo.

“Essa legislação é básica para nortear as ações dos Oficiais-de-Dia e de suas equipes de serviço”, afirmou o Comandante do BINFAE-RJ, Tenente-Coronel Jorgeli Almagro Caralo.

Além da parte teórica, os oficiais tiveram a parte prática com técnicas de abordagem e revista pessoal e a veículos, reação a ameaças diversas e emprego do armamento.

“É preciso estar preparado para o pior cenário, caso as ameaças que nós abordamos se concretizem”, comentou o Chefe da Subseção de Planejamento e Doutrina da 7ª Seção do Estado-Maior do III COMAR, Capitão José Ramalho Melo da Silva.

(CECOMSAER/ FM) 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *