6ª Região Militar administra entrega de água potável no semiárido nordestino

6ª Região Militar administra entrega de água potável no semiárido nordestino

Salvador (BA) – Durante todo o ano, a 6ª Região Militar (6ª RM) executa a Operação Carro-Pipa, a fim de administrar a entrega de água potável à população do semiárido nordestino. A operação abrange os Estados da Bahia e de Sergipe, alguns municípios de Pernambuco, o sul do Piauí e o norte de Minas Gerais.

semiarido nordestino 2

Desde 1998, o Exército Brasileiro, por intermédio da 6ª RM, assumiu a responsabilidade de contratar “pipeiros” para transportar água dos mananciais indicados pelas prefeituras até as localidades de maior gravidade, identificadas pelos órgãos municipais. A 6ª RM coordena, também, as equipes de militares para a fiscalização do serviço prestado e a observação da qualidade da água.

O credenciamento dos “pipeiros” é realizado pelas organizações militares executoras que, na Bahia, correspondem ao 19º Batalhão de Caçadores, ao 28º Batalhão de Caçadores, ao 35º Batalhão de Infantaria, ao 4º Batalhão de Engenharia de Construção e à 1ª Companhia de Infantaria. Em Sergipe, essa função é de responsabilidade do 28º Batalhão de Caçadores.

No total, 181 municípios são atendidos, somente na Bahia, e 1.255 “pipeiros” contratados atuam na distribuição de água para 896.917 habitantes da região. Em períodos de grande seca, chegou-se a contratar cerca de 1.300 “pipeiros” para atender a mais de 900 mil pessoas nesse mesmo Estado.

semiarido nordestino 1

Todos os dias, com o apoio das equipes de coordenação dos quartéis, mais de 100 militares percorrem diversas cidades, com o propósito de fiscalizar e garantir que a água distribuída esteja sendo destinada com eficácia à população necessitada.

Fotos: Tenente Carvalho (Cmdo 6ª RM), Sargento Everaldo (Cia C/6) e Sargento Koza (28º BC)

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *