73ª Regata Escola Naval é realizada na Baía de Guanabara

No dia 14 de outubro, pelo 73º ano consecutivo, a Baía de Guanabara foi o cenário do que é considerado pelo público da vela a grande festa do iatismo no Rio de Janeiro, a Regata Escola Naval, maior evento náutico da América Latina.

A Regata, que foi criada em 1946 com o nome de “Taça Escola Naval”, constitui-se em uma confraternização entre velejadores de várias idades, agregando valores à vida desses esportistas.

Neste ano, a Regata foi inserida, pela primeira vez, no calendário de eventos oficiais da cidade do Rio de Janeiro-RJ e contou com a participação de 231 veleiros e cerca de 3.300 pessoas visitando a Ilha de Villegagnon, além da presença de representantes de cinco Marinhas Amigas – Alemanha, Chile, Holanda, Portugal e Uruguai.

O Veleiro Oceânico “Vesper IV” foi o “fita azul” (cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no tempo real). Na disputa entre barcos da Classe J 24, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação ficou com a Marinha do Brasil, seguido do barco com Aspirantes do Uruguai e, na terceira posição, o veleiro tripulado pela Marinha do Chile.

Aberto ao público, o evento contou com diferentes atrações, como exposição de organizações militares e de empresas patrocinadoras, além das Voluntárias Cisne Branco e do Abrigo do Marinheiro.

Houve, ainda, apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e da Banda da Escola Naval, além de área de recreação para crianças com diversas oficinas.

A Regata Escola Naval contou com o patrocínio do IRB, FGV, MTU, Poupex, Caixa, GBOX, Emgepron, Femar, Soamar e JAC Agência de Viagens.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>