79ª Corrida do Facho dá a Largada “Olímpica” à Semana do Soldado na 5ª DE

79ª Corrida do Facho dá a Largada “Olímpica” à Semana do Soldado na 5ª DE

Curitiba (PR) – No dia 13 de agosto, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) deu início às comemorações da Semana do Soldado com a tradicional Corrida do Facho, evento que ocorre há 79 anos. Em 2016, a atividade teve a participação de 339 atletas de 29 equipes.

FACHO 2

A abertura do evento foi presidida pelo Comandante 5ª DE, General de Divisão José Luiz dias Freitas, e contou com a presença do Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Carlos Alberto Mansur; do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª DE (AD/5), General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; do General de Brigada Sergio Luiz Tratz, nomeado Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; e dos comandantes das organizações militares da Guarnição. A atividade foi prestigiada, também, pelo Presidente da Fecomércio, Sr Darci Piana, e diretores de diversos setores do SESC/SENAC. O ponto alto da atividade foi o expressivo número de familiares dos atletas e do público em geral.

FACHO 3

A competição foi realizada nas dependências do Quartel General da 5ª DE, com a participação de equipes de atletas do Exército Brasileiro dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, além das equipes convidadas: do CINDACTA II, da Polícia Militar do Paraná e da Capitania dos Portos de Paranaguá.

Sagraram-se, campeãs as equipes da Base de Administração e Apoio – Categoria Nível Unidade; Bateria de Comando da AD/5 – Categoria Nível Subunidade; 5ª DE – Categoria Convidados; e Polícia Militar do Paraná – Categoria Feminino.

Corrida já faz parte da história de Curitiba

A Corrida do Facho é uma competição de revezamento de 10 x 1.000 m, disputada por equipes das diversas organizações militares do Paraná e por entidades civis e convidados. Em seus primeiros anos, a Corrida do Facho era uma prova noturna, com percurso de 40 km em estrada de chão. Sua primeira disputa foi em 25 de agosto de 1937, para comemorar o Dia do Soldado, com a largada no município de Quatro Barras e chegada em Curitiba.

FACHO 1

Para iluminar o caminho, cada corredor carregava uma tocha (“o facho”), confeccionada com estopa e alcatrão, por um quilômetro, até entregá-lo ao companheiro.

FACHO 4

As equipes eram formadas por 40 militares. Na década de 1960, trocou-se a noite pelo dia e as equipes foram reduzidas. A partir de 1982, abriu-se espaço para que grupos formados por civis disputassem a prova. Hoje, cada representação desportiva é constituída por seis ou dez corredores, de acordo com a categoria. O facho foi substituído por um bastão.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *