87º Aniversário do “Regimento Guararapes”

87º Aniversário do “Regimento Guararapes”

No dia 1º de julho, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BIMtz), “Regimento Guararapes”, completou 87 anos de história.  No dia 2 de julho, foi realizada a solenidade alusiva à data de criação dessa tradicional organização militar do Exército Brasileiro, 1º de julho de 1934. O evento foi presidido pelo Diretor de Serviço Militar, General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, acompanhadoo Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, dois eternos Comandantes do “Regimento Guararapes”, e pelo Comandante do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente-Coronel Luiz Antônio Freire de Paiva Júnior.

Cabe destacar a presença dos comandantes de organizações militares da guarnição de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e seus respectivos adjuntos de comando, que prestigiaram o evento.

Na oportunidade, foi lido pelo Comandante do Batalhão, um um resumo histórico da Unidade, onde foi destacada a importância do Batalhão para a sociedade pernambucana, bem como, a história construída ao longo dos 87 anos de existência. Também, foram entregues Diplomas de Amigo do Batalhão às personalidades militares que, ao longo do tempo, sempre demonstraram apreço e apoiaram o Regimento Guararapes.

O Batalhão teve sua construção iniciada em 1933, por ordem do General Manoel Rabelo, então Comandante da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército, e inaugurado com a denominação de 29º Batalhão de Caçadores, em 1934. Sua mais tradicional denominação viria em 1941, quando foi criado o 14º Regimento de Infantaria (14º RI). A partir de 1974, o 14º RI foi desativado, passando a existir, até os dias de hoje, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *