88 anos de criação

São Paulo (SP) – Foi realizada, no dia 7 de abril, a solenidade comemorativa aos 88 anos de criação do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), Centro Solar dos Andradas, sendo 70 anos na Fazenda Santana, atual sede. São 88 anos formando lideranças para o Exército Brasileiro e para a sociedade paulista, por meio da transmissão de conhecimentos profissionais e da consolidação de valores e princípios éticos.

O Solar dos Andradas foi palco de importantes eventos de nossa história. Aqui, os irmãos Andrada escreveram o Manifesto Paulista que redundou na permanência de D Pedro I em solo brasileiro, em 1824, conhecido como “Dia do Fico”. Por aqui passaram os Tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes (Patrono da Força Aérea Brasileira) para dar início à Revolução de 1924. Do CPOR/SP saíram heróis que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932 e 40 Oficiais R2 que integraram a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Do CPOR/SP saíram, ainda, comandantes de frações nas diversas operações para as quais o Exército Brasileiro tem sido chamado a atuar, particularmente durante a execução dos Grandes Eventos e nas diferentes Operações de Garantia da Lei e da Ordem em proveito da Nação.

Durante a solenidade, procedeu-se à entrega de condecorações da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército (ABORE) e da Sociedade de Amigos do CPOR/SP (SOAMI) a cerca de 50 autoridades e personalidades que contribuíram para elevar o prestígio do CPOR/SP e do Exército Brasileiro junto à sociedade paulista. Foram descerradas, também, duas placas que batizaram duas mudas de Pau-Brasil, a “Heróis de 32″ e a “Heróis da FEB”.

Os 175 alunos do corrente ano, receberam, de seus familiares, a boina azul-ferrete, símbolo das Escolas de Formação do Exército, ratificando o espírito de soldado.

Cabe destacar, dentre os homenageados, os seguintes oficiais R2 formados pelo CPOR/SP: o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Dr Carlos Eduardo Cauduro Padin (Turma de Cavalaria de 1969); o Juiz Auditor da 2ª CJM, Dr Ricardo Vergueiro Figueiredo (Turma de Infantaria de 1987); o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr José Damião Pinheiro Machado Cogan (Turma de Intendência de 1973); o Dr Miguel Gantus Júnior (Turma de Cavalaria de 1959); o Corregedor-Geral do MPSP, Dr Paulo Afonso Garrido de Paula (Turma de Artilharia de 1975); o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr Youssef Abou Chahin (Turma de Artilharia de 1982); o Promotor de Justiça do MPSP, Dr Christiano Jorge Santos (Turma de Cavalaria de 1987); o Presidente da Livraria Cultura, Sr Sérgio Herz (Turma de Infantaria de 1990); o Sr Vadim da Costa Arsky, autor da canção do CPOR/SP (Turma de Intendência de 1957) e o Sr Cyro Fessel Fazio (Turma de Infantaria de 1947), Oficial R2 mais antigo presente e integrante da turma de transição para a atual sede em Santana.

Por ocasião das comemorações, houve a entrega da “Moeda do R2”, símbolo da estreita união entre a ativa e a reserva do CPOR/SP, idealizada pela ABORE e o lançamento da “Moeda comemorativa aos 70 anos do CPOR/SP em Santana”, com apoio da SOAMI. Espera-se que essas moedas sejam portadas por todos os oficiais formados ao longo dos 87 anos, de modo a continuarem estimulados a serem nossos “embaixadores” junto à sociedade paulista.

Encerrando a solenidade, houve o desfile de Oficiais da Reserva, de antigos soldados da Companhia de Comando e Serviços e dos novos Alunos do CPOR/SP, fortalecendo a integração entre a ativa e a reserva formada no Centro Solar dos Andradas desde 1930.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo Sr Rubens Béra, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, emocionando a todos por representar o sacrifício e bravura com que nossos pracinhas souberam defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Diniz, com a presença de diversas autoridades civis e militares, assim como de integrantes da reserva.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>