A Guerra da Tríplice aliança tem sua história contada em música na AMAN

Resende (RJ) – O culto aos heróis de todos os tempos, o apreço pela história do Exército Brasileiro e a exaltação dos valores que constituem o maior lastro da nossa instituição são prioridades nos ensinamentos levados pela Academia Militar das Agulhas Negras aos seus Cadetes.

Na noite do dia 19 de março, a AMAN recebeu o lançamento do Livro “A música militar na Guerra da Tríplice Aliança/Military music in the War of the Triple Alliance”, edição bilíngue da obra do Professor Doutor e Maestro Vinícius Mariano de Carvalho.

De acordo com a PUC Minas, editora da obra, o livro é fruto de ampla pesquisa sobre a relação entre a música militar e a música civil, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança, que foi definidora de formas e práticas musicais.

Apresentando as transcrições de peças que eram tocadas durante o conflito, numa “partituração contemporânea”, a obra preenche uma lacuna importante para a compreensão da experiência dos soldados na Guerra do Paraguai. Além de contextualizar o leitor e ouvinte de hoje às músicas e ao ambiente sonoro da época, ajuda a entender a função da música militar.

O evento contou com a participação da Banda Sinfônica da AMAN, que regida pelo Professor Vinícius, apresentou as peças musicais descritas no livro. Após a apresentação musical o Professor foi agraciado pelo Instituto dos Docentes do Magistério Militar com a Medalha Marechal Trompowisky, reconhecimento pelos serviços prestados à educação, quando, como oficial temporário, foi professor do Colégio Militar de Juiz de Fora. Atualmente o Dr. Vinicius Mariano de Carvalho é Professor de Estudos Brasileiros no Brazil InstituteKing’s College London e Professor Honorário de Estudos Brasileiros na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, onde previamente foi professor e coordenador do programa de Estudos Brasileiros e também serviu como Cônsul Honorário do Brasil. Atua também como regente do Brazil Ensemble, no King’s College London, especializado em executar repertório brasileiros para orquestra de câmara.

Fotos: AMAN

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>