A Influência da adoção de um curso conjunto de altos estudos militares no desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica nas forças armadas

O presente artigo examina a liderança estratégica militar e seus componentes, a situação dos cursos de altos estudos militares no Brasil e o efeito do pensamento conjunto na liderança estratégica. Partindo de uma revisão da bibliografia moderna disponível, com ênfase nos trabalhos oriundos de fontes militares do Brasil e do exterior, o autor verifica que há relação entre o incremento do pensamento conjunto e o desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica.

Ridauto Lúcio Fernandes – Coronel

Ridauto Lúcio Fernandes – Coronel

Numa fase posterior, em trabalho de campo, militares com experiência de realização de cursos conjuntos e singulares de altos estudos expressam suas opiniões sobre o efeito, na prática, do binômio aumento do trabalho conjunto – aumento da capacidade de liderança estratégica. A metodologia compreendeu, além da revisão bibliográfica, a condução de um trabalho qualitativo com a aplicação de entrevista estruturada. O autor conclui que a criação de um curso conjunto de altos estudos militares de longa duração ou a ampliação dos trabalhos conjuntos nos atuais cursos singulares deverá resultar no desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica nas Forças Armadas em níveis superiores aos atuais.

Palavras-chave: Liderança Estratégica. Altos Estudos Militares. Curso Conjunto. Estado-Maior. CPEAEx. Strategic Leadership. High Military Studies. Joint Course. General Staff.

O Coronel Ridauto Lúcio Fernandes é formado pela Academia Militar, turma de 1987. Além das especializações na área paraquedista e de operações especiais, cursou a Escola de Infantaria (Fort Benning, EUA) e a Escola de Estado-Maior das Forças Armadas (Madri, Espanha), na qual realizou curso conjunto de estado-maior. Comandou o 63º Batalhão de Infantaria (Florianópolis-SC) e atualmente é o Chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar (Salvador-BA).

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>