“A preocupação do DECEA é sempre a mesma: segurança”, afirma o novo Diretor-Geral

“A preocupação do DECEA é sempre a mesma: segurança”, afirma o novo Diretor-Geral

Cerimônia de passagem de comando foi realizada no dia 01 de abril no Rio de Janeiro

“A preocupação é sempre a mesma: manter os mais altos índices de segurança”. É com essa meta que o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino assumiu nesta quarta-feira (01/04) a direção-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A cerimônia de passagem de comando será realizada, às 16h, na sede da unidade, no Rio de Janeiro.

preocupacao fab 2

Com cerca de 12 mil profissionais (civis e militares) e infraestrutura instalada em centenas de municípios em todas as unidades federativas, o DECEA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo espaço aéreo sobre o território nacional e águas internacionais sob a responsabilidade do Brasil, totalizando 22 milhões de km². “A unidade tem uma enorme infraestrutura de suporte para que o voo seja conduzido ao destino com a segurança que esse tipo de prestação de serviço necessita”, explica o oficial-general.

Ouça entrevista:

 

Ele destaca os projetos que o Brasil está implementando para o setor, como o Programa Sírius, de alta complexidade e ampla dimensão que envolve 18 grandes projetos. Entre as ações está a navegação baseada em performance (PBN). Implantado, inicialmente, nas áreas com maior fluxo de tráfego aéreo, como o eixo Rio-São Paulo, já foi expandido para as regiões de Brasília e de Recife, e agora está sendo ampliado para a região sul do país.

O oficial-general também destaca a modernização da rede de telecomunicações aeronáuticas (ATN), elemento primordial para a comunicação via rede e via satélite. Recém-chegado da principal feira do setor de gestão de tráfego aéreo, que acontece em Madrid (World ATM Congress 2015), o novo Diretor-Geral entende que o setor de aviação está entre as áreas que mais utilizam tecnologias de ponta. “Hoje, nosso [Brasil] horizonte tecnológico e de investimento é 2022”, afirma ao referir-se sobre os futuros sistemas.

preocupacao fabInfraestrutura

Sediado na capital fluminense, o DECEA dispõe de estrutura operacional em todo o território nacional, incluindo locais distantes e de difícil acesso no interior do país, como a região amazônica. Sua estrutura abrange quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), um Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV), cinco Centros de Controle de Área (ACC), 47 Controles de Aproximação (APP), 59 Torres de Controle de Aeródromo (TWR), 79 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), além das mais de 90 Estações de Telecomunicações Aeronáuticas, cinco Centros de Coordenação de Busca e Salvamento (ARCC), cinco Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV), cinco Centros de Operações Militares (COpM) e diversas divisões de apoio.

Saiba mais sobre o novo Diretor-Geral

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino é natural do Rio de Janeiro e ingressou na Aeronáutica há 42 anos. Piloto de caça, de helicóptero e de inspeção em voo, possui mais de três mil horas de voo. Entre os cargos recentes, esteve à frente de comissões importantes subordinadas ao DECEA, como a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), a Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e a Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM). Também comandou o Primeiro e o Segundo Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I e II), foi Chefe do Estado-Maior Combinado do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), Chefe da Divisão de Operações da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Chefe da Divisão Técnica da Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material – COMFIREM/SIVAM (EUA) e Comandante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC).

(CCOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *