ABIMDE passa a certificar produtos controlados

ABIMDE passa a certificar produtos controlados

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e em parceria com entidades representativas da Base Industrial de Defesa (BID), tem promovido iniciativas que buscam a superação de gargalos e o fortalecimento de setores estratégico para a BID. Nesta linha de ação, está a recente autorização pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para que a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa (ABIMDE) possa funcionar também como Organismo Certificador de Produtos controlados (OCP), atividade anteriormente restrita ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

A ABIMDE, enquanto OCP privado de defesa, vai possibilitar que as empresas ligadas à BID tenham seus produtos certificados com mais rapidez e a custos razoáveis.

A certificação da ABIMDE e de outros OCPs privados, vem coroar as ações iniciadas, em 2019, pelo grupo de trabalho formado por representantes da SEPROD, do Comando do Exército e da BID.  Juntos, têm buscado alternativas viáveis para dar celeridade às certificações de produtos de defesa. Com a edição da Portaria 189 do Estado Maior do Exército – EME / 2020, essa possibilidade se tornou viável.

O resultado pretendido pelo grupo de trabalho começa a ser alcançado. Nesse sentido, a Taurus Armas S.A. teve ontem (17), o primeiro Produto Controlado pelo Exército (PCE) certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) privado no Brasil.  Fato histórico e de extrema importância para as empresas da BID.

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *