ABIPTI realiza curso para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação da MB

ABIPTI realiza curso para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação da MB

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) firmou um acordo com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), com o apoio da Fundação Conrado Wessel, para a realização, na modalidade in company, do curso de “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Financeiros: da Teoria à Prática”.

Primeira turma da Marinha do Brasil a realizar o curso da ABIPTI
Primeira turma da Marinha do Brasil a realizar o curso da ABIPTI

Realizado nas dependências da Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ), no período de 18 a 21 de julho, o curso contou com a participação de 30 alunos, entre Oficiais e servidores civis pertencentes às Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Marinha do Brasil (MB), ao Núcleo do Escritório de Desenvolvimento Tecnológico Industrial e ao Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha.

O propósito foi alcançado: promover a capacitação e a atualização de conhecimentos com relação aos principais conceitos, métodos e técnicas utilizados para a elaboração e a gestão de projetos direcionados às Agências de Fomento e às Instituições de Apoio Financeiro à Científicas, Tecnológicas e de Inovação (CT&I).

O curso foi conduzido por meio de aulas expositivas, abordando o contexto da CT&I no Brasil, a elaboração e gestão de projetos e as principais fontes e instrumentos de fomento e apoio financeiro. No último dia, foi realizada uma oficina prática, na qual os alunos foram divididos em grupos temáticos de áreas de conhecimento correlatas, elaborando trabalhos e tendo como base as propostas de projetos contidas no Controle de Projetos de Ciência e Tecnologia da Marinha, para apresentação a órgãos de fomento de CT&I.

Essa interação dos gestores e dos pesquisadores das ICT com a comunidade civil da área de CT&I, certamente ampliou e consolidou o conhecimento sobre os diplomas legais e os procedimentos em vigor para o tema, contribuindo para melhores resultados na captação de recursos extraorçamentários para os projetos de pesquisa e desenvolvimento na MB.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *