Academia da Força Aérea realiza cerimônia de Passagem de Comando

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou na manhã desta quinta-feira (23/01), a cerimônia de Passagem de Comando. Após sua gestão à frente da Organização Militar, o Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado despediu-se do cargo e segue para missão no exterior. Seu sucessor é o Coronel Aviador Ramiro Kirsch Pinheiro, que estava como Chefe da Primeira Seção da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF).

Ao realizar o balanço do seu Comando, o Brigadeiro David destacou que em 2019 a AFA passou por uma grande reformulação curricular, que teve impacto direto nos seus três principais setores: Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), Divisão de Operações Aéreas (DOA) e Divisão de Ensino (DE). “Foi um desafio muito grande, e busquei me preparar muito na área de ensino e comportamento da juventude, para minha atuação frente às mudanças no currículo, na instrução aérea e nos padrões disciplinares na AFA. Encontrei profissionais comprometidos, o que facilitou a missão. Tenho muita gratidão por eles. Saio daqui honrado pelo trabalho e gratificado pelos resultados obtidos”, ressaltou o ex-Comandante.

O novo Comandante da AFA é natural do Estado do Rio Grande do Sul e piloto de Asas Rotativas. Agora assume os destinos da Organização Militar responsável por formar os Oficiais de carreira dos quadros de Aviação, Intendência e Infantaria. “Tenho grandes expectativas para os próximos dois anos. O Comando da AFA representa o maior desafio da minha carreira, pois é aquela que permeia o futuro da Força Aérea Brasileira (FAB), ou seja, formamos aqueles que vão guiar a Força. Então, essa condição de formar os Oficiais que a FAB demanda, não só para agora, mas para o futuro, é uma responsabilidade imensa, e esse desafio é extremamente instigante, um estímulo para que eu dê o meu melhor”, comentou o Coronel Ramiro, 44º Comandante a assumir a AFA.

Além do efetivo da AFA e dos Cadetes, estiveram presentes na cerimônia, militares de todas as Organizações que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) e prestam apoio à formação do Cadete da Aeronáutica: Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga (PAYS), Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Grupamento de Apoio de Pirassununga (GAP-YS) e Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS).

Fotos: Tenente Inforzatto e Sargento Gaedke / AFA

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>