Academia da Força Aérea sedia 50ª edição de Jogos entre as Forças Armadas

Academia da Força Aérea sedia 50ª edição de Jogos entre as Forças Armadas

Brasília, 08/07/2016 – A Academia da Força Aérea (AFA) sediará, em Pirassununga (SP), no período de 8 a 15 de julho, a 50ª edição da NAVAMAER, tradicional competição organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) do Ministério da Defesa. O campeonato envolve aspirantes da Escola Naval (EN), cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da AFA, as três escolas de formação de oficiais das Forças Armadas.

Cerca de 600 atletas irão participar da 50ª edição da NAVAMAER
Cerca de 600 atletas irão participar da 50ª edição da NAVAMAER

“Além do congraçamento entre os alunos e seus instrutores, a realização da NAVAMAER também propicia um primeiro contato entre os futuros oficiais e líderes das três Forças Armadas. E, em ano olímpico, por coincidência, chegamos a 50ª edição dessa competição”, ressalta o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd) do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado.

Cerca de 600 atletas estarão disputando mais de 400 medalhas em 12 modalidades esportivas: vôlei, futebol, basquete, polo aquático, natação, atletismo, esgrima, orientação, tiro esportivo, judô, pentatlo militar e triatlo.

“A NAVAMAER, por meio do esporte, promove um ambiente favorável para que nossos aspirantes e cadetes exercitem a camaradagem e passem a conhecer as competências, idiossincrasias e peculiaridades culturais de seus irmãos de armas, o que indubitavelmente facilitará seu futuro trabalho conjunto em prol da Defesa Nacional”, afirma o almirante Paulo Zuccaro, diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa.

Serão disputadas 12 modalidades entre os aspirantes e cadetes das três Forças Armadas
Serão disputadas 12 modalidades entre os aspirantes e cadetes das três Forças Armadas

O evento tem grande importância no meio militar e contribui para a formação dos futuros oficiais das Forças Armadas. Os cadetes e aspirantes são levados a lutar por metas, superando limites, enfrentando desafios e aumentando seus níveis de coragem e autoestima, características fundamentais do bom combatente. Além disso, desenvolvem e aperfeiçoam seus conhecimentos sobre culturas e métodos de cada Força, enriquecendo e expandindo suas visões, promovendo a integração entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

Confira imagens da competição realizada em 2013, na AFA:

Fotos: arquivo Agência Força Aérea

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *