Ações de preservação do meio ambiente na área de Instrução do Batalhão

Ações de preservação do meio ambiente na área de Instrução do Batalhão

Aragarças (GO) – Desde 2015, o 58º Batalhão de Infantaria Motorizado (58º BI Mtz) desenvolve diversas ações de preservação do meio ambiente na área jurisdicionada pela União ao Exército Brasileiro no município de Aragarças (GO).

O trabalho mais recente foi o monitoramento de mamíferos de médio e grande porte por intermédio da colocação de equipamentos de captura fotográfica com sensor de movimento no campo de instrução. No dia 24 de outubro, o Batalhão realizou uma palestra para apresentar os resultados das ações para uma plateia composta pelos formadores de opinião da região.

meio-ambiente

 O Projeto de inventário e monitoramento foi planejado e executado com o auxílio do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Araguaia.

 No período em que ficaram instaladas, as câmeras confirmaram a presença de 16 espécies da fauna do Cerrado (incluindo mamíferos de grande porte: jaguatirica, tamanduá, lobo guará e anta), comprovando que, na área do Batalhão, grande parte da cobertura vegetal e das espécies de fauna comuns no bioma cerrado ainda está preservada, mostrando a total compatibilidade das atividades militares com a preservação do meio ambiente.

Dessa forma, ao desenvolver esse tipo de ação, o 58º BI Mtz cumpre os preceitos do Sistema de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro (SIGAEB/IG 20-10), mantendo a área sob sua responsabilidade preservada e em condições de realizar os exercícios e as manobras previstas para o adestramento da tropa.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *