Ações Operacionais durante a Operação Agulhas Negras

Ações Operacionais durante a Operação Agulhas Negras

São Paulo – De 23 de novembro a 2 de dezembro, a 2ª Divisão de Exército realizou o Exercício Agulhas Negras 2015 – Operação Catuçaba, em nove cidades do Vale do Paraíba, interior paulista, com um efetivo de mais de quatro mil militares. Foram realizadas diversas atividades operacionais, que enfocaram ações de ataque e defesa em uma simulação de guerra regular.

AGULHAS 1

No dia 25 de novembro, o 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt), do Rio de Janeiro, realizou uma infiltração noturna na cidade de São Luís de Paraitinga.

Em 27 de novembro, tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L Amv) e da Aviação do Exército (AvEx) realizaram operações em conjunto. Militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel (5º BIL), com apoio do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), realizaram uma incursão aeromóvel noturna na cidade de Campos de Cunha. Enquanto isso, integrantes do 4º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel (4º BIL) realizaram um ataque à localidade de Cunha. Ainda no mesmo dia, o 1º BAvEx e o 22º Batalhão Logístico Leve (2º B Log L) realizaram um ressuprimento aeromóvel diurno na região de Lagoinha para apoiar as tropas do 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel (6º BIL).

Na madrugada do dia 28, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º B E Cmb) apoiou tropas do 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL) a transporem o rio Paraíba do Sul. Na parte da tarde, a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) realizou uma assunção de área no distrito de Catuçaba, na cidade de São Luís do Paraitinga.

AGULHAS 2

Encerrando o Exercício Agulhas Negras 2015 – Operação Catuçaba, tropas do 28º BIL juntamente com militares do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL) e 37º Batalhão de Infantaria Leve (37º BIL), integrantes da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), realizaram, no dia 30 de novembro, o cerco, o ataque e o vasculhamento contra o último foco de resistência do inimigo na cidade de São Luís do Paraitinga.

Fotos: 2ª DE

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *