Aeronave da FAB transporta barracas para desabrigados no Haiti

Aeronave da FAB transporta barracas para desabrigados no Haiti

A Força Aérea também vai levar alimentos e outros ítens de primeira necessidade para o país caribenho

A Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada na ajuda humanitária para auxiliar as vítimas do furacão Matthew no Haiti. A primeira missão ocorreu na manhã de sexta-feira (14). O Boeing 767-300 ER, do Esquadrão Corsário (2°/2°GT), decolou de Brasília, por volta das 9h30, direto para Porto Príncipe, capital do país, levando 20 toneladas de material de apoio logístico doados pelo Ministério da Integração Nacional.

aviao-fab-1

Ao total, estão sendo transportadas 120 barracas. Cada uma delas possui uma área útil de 25 metros quadrados e pode abrigar até 10 pessoas.  As tendas operacionais utilizadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MI) possuem estruturas de fácil manejo e montagem, com piso e cobertura de PVC e estrutura tubular de alumínio, que possibilitam melhor atendimento em situações de desastres naturais.  De acordo com Anderson Neves, do Ministério da Integração Nacional, as barracas serão destinadas aos desalojados e desabrigados vítimas do furacão Mathew.

“Chegando ao Haiti, esse material será entregue às Forças Armadas, que fará a distribuição”, explica Neves.

aviao-fab-2

A viagem ao Haiti será sem escalas e deve durar cerca de seis horas. “Nós saímos do Rio de Janeiro com mais de 10 toneladas de material carga e, a partir de Brasília, completamos com mais 10 toneladas, totalizando 20 toneladas. Para nós, não só pessoalmente, mas profissionalmente, é uma grande satisfação apoiar  uma população que tem sofrido tanto após o furacão”, ressalta o Major Aviador Grei Santana, comandante da aeronave.

Donativos

Já nesta segunda-feira (17), a aeronave deve decolar às 10h de Brasília para a cidade haitiana, transportando cerca de dez toneladas de donativos, incluindo alimentos, materiais de limpeza, de higiene pessoal, material escolar, roupas e outros itens de primeira necessidade, doados pelo Ministério da Defesa.

Os produtos foram angariados pela Rede de Solidariedade ao Haiti, sob a coordenação do Ordinariado Militar do Brasil. Em Porto Príncipe, terão o apoio da Cruz Vermelha haitiana e do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força e Paz (BRABAT) para executar o transporte até a Instituição Sagrado Coração de Jesus que atende mais de mil pessoas, entre adultos e crianças.

Furacão Matthew

Após a recente passagem do furacão Matthew, a Instituição Sagrado Coração tem apoiado, diariamente, pessoas vitimadas. A iniciativa de arrecadação começou em abril para ser entregue no fim do ano, entretanto, em virtude da ocorrência do furacão, o envio dos donativos pelo Ministério da Defesa foi antecipado, utilizando-se de aeronaves da FAB em voos de apoio logístico programados.

Além desse apoio, o Contingente Brasileiro (CONTBRAS) deslocou mais de 450 militares para a região do sul do Haiti, área mais devastada pelo furacão Matthew para auxílio às vítimas da catástrofe.

Atualmente, o 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti, sendo 64 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, compõem a equipe de especialistas de manutenção do BRABAT, e da Companhia Brasileira de Engenharia de Paz (BRAENGCOY).

Assista ao vídeo da ajuda humanitária para o Haiti:

 

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *