Aldo recebe camiseta da Corrida da Paz, que será realizada neste domingo (21)

Brasília, 17/02/2016 – O Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, recebeu na tarde desta quarta-feira uma camiseta oficial da 11ª Corrida da Paz. A camiseta foi entregue pelo chefe do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira. A corrida ocorre neste domingo (21), às 9h, no Eixão Sul, em Brasília. A largada será na altura da quadra 108 sul, com percurso de 5km. O evento terá a participação de representantes das Forças Armadas, forças auxiliares, civis e convidados.

corrida 1

A corrida abre as comemorações do 60° aniversário da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e do 68° aniversário do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM). Para o ministro Aldo, a celebração é merecida, pois a CDMB proporcionou grande contribuição ao desenvolvimento do esporte no Brasil: “Essa corrida estimula não só a prática do esporte e da saúde, mas celebra também uma iniciativa que valorizou e ajudou a desenvolver o esporte no Brasil, no âmbito das Forças Armadas”.

O ministro acrescentou que “hoje, as Forças Armadas brasileiras não apenas oferecem uma grande contribuição ao esporte de alto rendimento, com a presença de atletas vitoriosos em várias modalidades, mas acolhem um programa fundamental, que é o Força no Esporte, cedendo as instalações de suas instituições na Marinha, no Exército e na Aeronáutica para acolher crianças de famílias pobres de escolas públicas”.

Na avaliação do brigadeiro Amaral, a corrida é também um meio de inclusão familiar. “O nosso objetivo é promover e fortalecer esta amizade, por meio do esporte. No mundo inteiro, nesta data ou próximo a ela, é realizada a corrida. No ano passado, foram 200 mil pessoas que participaram, para comemorar o aniversário do CISM. Só aqui em Brasília, tivemos 5 mil inscritos, sem contar as pessoas que correm do lado de fora”, afirmou Amaral.

Durante a semana de comemorações, será realizado ainda um workshop com o tema “O desporto militar brasileiro e o esporte nacional”, no período de 23 a 25 deste mês, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer metas e diretrizes para o desporto militar brasileiro, identificando as principais oportunidades para os ciclos esportivos. O primeiro deles é o ciclo esportivo militar, que vai de 2016 a 2019 (quando ocorre, em 2019, a sétima edição dos Jogos Mundiais Militares, na China); o segundo é o ciclo olímpico, de 2016 a 2020 (que será finalizado com a realização dos Jogos Olímpicos em Tóquio, no Japão).

CDMB

A comissão foi criada em 1956, com o nome de Comissão Desportiva das Forças Armadas (CDFA), passando, em 1976, à atual denominação, e integra o Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa. A CDMB é filiada à União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA) e ao Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) – este último, sediado em Bruxelas, na Bélgica.

O CISM é um organismo internacional que congrega 134 países, sendo a terceira maior organização desportiva do mundo, ficando abaixo, apenas, do Comitê Olímpico Internacional (Coi) e da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa).

Foto: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>