Almirante Ilques Barbosa é o novo comandante da Marinha

Na manhã desta terça-feira (09), o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior tornou-se o novo comandante da Marinha do Brasil. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Clube Naval de Brasília e contou com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice-presidente, general Antônio Hamilton Martins Mourão.

O almirante Ilques assume o lugar ocupado pelo almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira nos últimos quatro anos. “Tenho a plena convicção da magnitude dos desafios que estamos enfrentando”, declarou o almirante ao assumir o posto mais alto da Marinha. Para a gestão que inicia, o almirante destacou a importância de dar continuidade às ações em curso e a necessidade de aprimorar a constante interação entre as Forças.

1 esq. alte Ilques; vice-presidente, Hamilton Mourão, ministro Fernando Azevedo e alte Bacellar.1 esq. alte Ilques; vice-presidente, Hamilton Mourão, ministro Fernando Azevedo e alte Bacellar.

Em sua fala, o novo comandante listou como prioridades: os recursos humanos das Forças, os programas: nuclear e o de desenvolvimento de submarinos, a construção do Núcleo do Poder Naval e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul.

Alte Ilques destaca necessidade de aprimorar a constante interação entre as ForçasAlte Ilques destaca necessidade de aprimorar a constante interação entre as Forças

 Durante a solenidade, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ressaltou os avanços ocorridos nos projetos desenvolvidos pela Marinha nos últimos anos, como o programa nuclear e o de construção de submarinos.

“Esse último vivenciou uma importante e significativa vitória, com o lançamento, em 14 de dezembro, do primeiro dos quatro submarinos convencionais”, destacou o ministro Fernando Azevedo.

O titular da pasta da Defesa lembrou que a certificação do projeto básico do futuro submarino com propulsão nuclear representa “demonstração inequívoca da capacidade intelectual e da competência da nossa força de trabalho”.

Em suas palavras de despedida, o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira agradeceu o apoio de ex-ministros da Defesa e aos 80 mil homens e mulheres que compõe a Marinha do Brasil. Ele reforçou a constante necessidade de manter a capacidade do poder marítimo, devido ao grande crescimento da economia marítima mundial. “Estamos entre os maiores produtores de petróleo no mar e as cargas movimentadas em nossos portos e terminais correspondem em volume a quase 10% do total do comércio marítimo internacional”, explicou o almirante Bacellar.

Participaram ainda da cerimônia os comandantes do Exército, general Villas Bôas, da Força Aérea, brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, e demais autoridades civis e militares.

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini/ MD

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>