Aluna do PROFESP integra equipe brasileira em campeonato na Estônia

Defender o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Orientação 2019, que teve início na segunda-feira (29) e prossegue até 5 de maio, na Estônia, país europeu. Esse é o novo desafio Alana Santos de Souza, 13 anos, aluna do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Base Aérea de Salvador (BASV).

esta imagem não possui descrição

A menina baiana, que corre se guiando pela posição do sol, foi classificada para compor a Equipe Brasileira no Campeonato Mundial Escolar de Orientação devido ao seu excelente desempenho na seletiva nacional, realizada em Luziânia (GO). A seletiva foi coordenada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar e a Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

Ela competiu com cerca de 80 estudantes de nove federações filiadas à CBO, inclusive alunos de Colégios Militares, e se classificou entre os três primeiros lugares da categoria D2. Foi a primeira vez que Alan participou de um campeonato nacional.

A jovem estuda na Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, em Areia Branca, localidade do município Lauro de Freitas, e participa do PROFESP desde 2013. Ela começou a treinar o esporte em 2015. Com mais de 35 medalhas conquistadas em campeonatos de Corrida de Orientação, a menina é considerada uma grande atleta na Bahia e no Nordeste.

esta imagem não possui descrição

Sua carreira começou na Copa Nordeste de Orientação (Copa NE), realizada na Bahia, com a participação de todos os PROFESP do Brasil. Alana conquistou o primeiro lugar em sua categoria (D10N), mesmo sem utilizar o principal instrumento para o esporte, a bússola. A partir dos conhecimentos adquiridos em somente duas semanas de treinamento, ministrado pelo 3S SGS Cássio Fernandes Silva dos Santos, ela fez a prova com seguindo a posição do sol.

Rotina prazerosa

Desde a primeira vitória, “nunca mais esta menina parou”, conta a Coronel Yara Nascimento de Souza, coordenadora do Projeto há quatro anos. Quando Alana fala sobre sua rotina na Base Aérea, a menina destaca a qualidade das refeições, as atividades esportivas das quais participa e a coordenação exercida pelos responsáveis pelo PROFESP no local. “Lá na Base Aérea é espetacular, a gente treina e faz várias coisas legais. A Coronel Yara é tipo uma mãe para mim, amorosa e divertida”, disse a atleta.

A aluna recebeu uniforme e parte do aporte financeiro da Confederação Brasileira de Desporto Escolar para despesas de viagem para Estônia. Ela está à procura de patrocínio para continuar representando a Bahia em outros campeonatos nacionais e internacionais de orientação.

Incentivador da carreira de Alana nas técnicas de Corrida de Orientação, o Sargento Cássio Fernandes Silva dos Santos garante que, atualmente, a atleta caminha no esporte com os próprios passos. “Ela é muito esforçada, dedicada, amante do esporte e ganha experiência com os aprendizados adquiridos nas competições das quais participa”, destacou.

“Apesar da pouca experiência em competições nacionais, ela pode roubar a cena. Independentemente do que aconteça na Estônia, Alana já é uma vencedora por alcançar tão brioso feito”, defendeu.

esta imagem não possui descrição

A preparação para o mundial foi intensificada e Alana está otimista com a oportunidade. “No treinamento do PROFESP pratiquei, principalmente, no ambiente onde tem dunas, para ganhar mais aptidão física. Sei que a Estônia tem muitas árvores grandes e, dependendo da estação, poderei até me orientar pelo sol”, adiantou.

Para a Tenente Julianna Pereira Nejaim, que atua no Projeto desde 2014, é gratificante ver que uma aluna, moradora de comunidade de baixa renda, pode mostrar para as crianças do PROFESP que nada é impossível. “Sua vontade, amor e garra ainda a levará muito longe”, almeja a Tenente Julianna.

Conheça mais sobre o PROFESP aqui

Com informações da Tenente Pérsia/Base Aérea de Salvador

Fotos: Divulgação

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>