Alunas assumem os principais postos e funções do Batalhão Escolar do CMPA

Alunas assumem os principais postos e funções do Batalhão Escolar do CMPA

Porto Alegre (RS) – Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, além de reconhecer e louvar o inestimável trabalho desenvolvido por suas professoras e demais funcionárias militares e civis, o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) ressalta o valor de suas jovens alunas, registrando um fato histórico.

ALUNAS 2

Neste ano, pela primeira vez desde que foram admitidas no CMPA, em 1989, as meninas assumiram a maioria dos principais postos e funções no Batalhão Escolar. Anteriormente, em 1996, uma situação semelhante havia ocorrido, embora de forma parcial.

O fato ficou evidente após as recentes promoções de alunos, oficializadas em cerimônia ocorrida no dia 25 de fevereiro, quando pôde ser verificado que, dentre todos os promovidos, as alunas representavam a maioria, ocupando 55 dos 102 postos e graduações existentes.

ALUNAS 4

Além disso, o segmento feminino, por seus méritos, passou a ocupar os principais postos:

– Na 3ª Companhia de Alunos (2º e 3º Anos do Ensino Médio): Coronel-Aluna Júlia Castanho (Comandante do Batalhão Escolar); Tenente-Coronel Aluna Luiza Behrens (Subcomandante do Batalhão Escolar); Major-Aluna Raquel Belloli (Comandante do Estado-Maior); e Major-Aluna Pietra Carneiro (Comandante do 2º Ano). Além disso, dos oito majores-alunos, seis são meninas (Raquel Belloli, Bruna Larissa, Yukari Takeda, Eduarda Müller, Caroline Jardim e Pietra Carneiro).

ALUNAS 1

– A 2ª Companhia de Alunos (9º Ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio) é comandada pela Capitão-Aluna Laura Gonçalves. O 1º Ano está sob o comando da 1º Tenente-Aluna Larissa Couto e o 9º Ano sob o da 1º Tenente-Aluna Giovanna.

– A 1ª Companhia de Alunos (6º, 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental) é comandada pela 2º Tenente-Aluna Luiza, sendo que o 8º Ano tem no comando a 2º Tenente-Aluna Lara Ramires e o 7º Ano da Aspirante-Aluna Giovanna Macedo.

ALUNAS 3

Em 2016, outras funções importantes do CMPA também foram conquistadas pelas meninas:

– Banda de Música: sob o comando da 2º Tenente-Aluna Música Alexia Corrêa.
– Presidente da Comissão de Formatura do 3º Ano: Aluna Júlia Castanho.
– Legião de Honra: dos cinco membros da Diretoria, quatro são meninas, inclusive a Presidente, Aluna Caroline Jardim.
– Guarda-Bandeira: dos 10 alunos, seis são meninas, inclusive a Porta-Bandeira, Caroline Jardim, e a Porta-Estandarte, Luiza Behrens.
– Comandante do Grêmio da Infantaria: Aluna Nathália de Moraes.
– Comandante do Grêmio da Cavalaria: Aluna Laura Arruda.
– Comandante do Grêmio da Engenharia: Aluna Mariana Teixeira.

Fotos: CMPA

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *