Aluno do Profesp vive momento único ao carregar Tocha Olímpica

Brasília, 09/05/2016 – O integrante do Programa Segundo Tempo- Forças no Esporte (Profesp) Joseias Ferreira das Chagas, de 17 anos, vivenciou, na sexta-feira (09), a emoção de carregar a Chama Olímpica, símbolo do desporto mundial, na cidade de Morrinhos (GO).  “Quando recebi a Tocha, eu fiquei muito emocionado, não consegui nem falar, tremi muito e fiquei gelado”, descreveu o jovem esportista de corrida de fundo de atletismo.

Há cinco anos no Profesp, Joseias tem se destacado na categoria de corrida de fundo de atletismo

Há cinco anos no Profesp, Joseias tem se destacado na categoria de corrida de fundo de atletismo

Há cinco anos no projeto, ele tem se destacado na sua categoria. Entre os títulos que conquistou, estão: 1⁰ lugar no Circuito Caixa Corrida de rua (5 km), em Goiânia, e na Corrida da Paz (4 km), em Brasília, em 2014; e a segunda colocação no Circuito Brasília de corrida de rua (5 km), em 2015. Também por meio do Profesp, Joseias ingressou na prática esportiva de orientação, modalidade na qual teve oportunidade de participar de uma competição em Portugal, no ano passado.

O Profesp é um programa social, desenvolvido em parceria pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O projeto tem como público-alvo crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede oficial de ensino. “O Profesp foi um divisor de águas na minha vida tanto como atleta como na formação de cidadão de bem”, afirmou Joseias. Atualmente, o programa atende em torno de 21 mil alunos do ensino público, entre 6 e 18 anos, em 89 cidades espalhadas pelo país.

Joseias ingressou na corrida aos 10 anos de idade, a convite do professor do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília Antonio Carlos de Miranda, que observou o seu potencial para o atletismo. As atividades oferecidas pelo Profesp ocorrem em organizações militares (OM) da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em 26 estados brasileiros. Cada organização atende a um grupo de cem crianças, que ficam sob a responsabilidade de um coordenador e um monitor.

Durante a viagem de Brasília a cidade goiana, Joseias falou sobre a expectativa para um dos momentos mais importante de sua vida. “Nem consegui dormir direito noite passada. A emoção é grande, serão os 200 metros mais felizes da minha vida”, ressaltou. Depois de ter participado do revezamento, visivelmente feliz e muito emocionado, ele confessou a estratégia usada para aproveitar aquele instante. “Eu corro rápido, mas, como o momento era tão especial, diminuí o ritmo para aproveitar cada segundo, cada minuto, desse momento único”, explicou.

Parcerias

O Ministério do Esporte é responsável pela contratação dos docentes e monitores, aquisição de material esportivo, uniforme e pela realização da capacitação pedagógica para os professores de educação física que fazem parte do Profesp.

A parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) fornece aos integrantes do Profesp reforço alimentar. Durante o período de atividades é oferecido uma refeição e um lanche (café e almoço, para os alunos do turno da manhã, e almoço e lanche, para os alunos do turno da tarde). As refeições são produzidas pelas organizações militares e fornecidas sob a supervisão de militares.

Foto: Reprodução

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>