Alunos da EsPCEx realizam juramento à Bandeira Nacional

No dia 12 de agosto, a turma matriculada neste ano de 2017 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou o juramento à Bandeira Nacional. O compromisso solene, no qual o aluno promete defender a Pátria mesmo com o sacrifício da própria vida, ocorre no momento em que ele se encontra em plena consciência de suas responsabilidades e atribuições militares. Esse foi o cerne da cerimônia, que ocorreu no último sábado, no Pátio Agulhas Negras.

Bandeira Nacional 4

A solenidade tem um significado muito importante para o aluno, que, após encerrar o primeiro semestre letivo, assume um compromisso tão marcante. “Tem sido um ano corrido, um dia desses estávamos entrando na Escola para terminar o processo seletivo, logo em seguida, fizemos a entrada pelos portões e já estamos fazendo um dos compromissos mais importantes da nossa trajetória militar”, relembra a Aluna Adriele do Nascimento Coura.

Bandeira Nacional 2

Muito mais do que ter passado por essas etapas de formação, o Aluno Willian Larruscain da Silva faz uma retrospectiva sobre a adaptação à caserna. “Lembro que, ao chegarmos, não tínhamos um conhecimento aprofundado sobre como ser militar e o que isso significa. Hoje, estamos inteiramente adaptados, integrados e orgulhosos de fazer parte deste efetivo”.

Dentre as atividades que permeiam a cerimônia de juramento à Bandeira, a turma recebe, oficialmente, o nome de “Turma Dona Rosa da Fonseca”, que estará gravado eternamente na alma de seus integrantes e na placa inaugurada na Pérgula Tiradentes. O nome da turma presta uma homenagem à matriarca de uma das famílias mais importantes da história do Exército, mulher que se tornou, no último ano, a Patrono da Família Militar. Dona Rosa da Fonseca criou seus filhos dentro do espírito de civismo, tendo incentivado cinco deles a lutarem na Guerra do Paraguai. Durante as batalhas, três deles acabaram mortos, os outros dois, no entanto, destacaram-se por bravura, dentre eles, o Marechal Deodoro da Fonseca, o Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil.

Bandeira Nacional 3

Para o Comandante da EsPCEx, Coronel Marcus Alexandre Fernandes de Araujo, esse foi um momento especial para o Exército. “Esta formatura possui um significado especial. O compromisso de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida significa a compreensão dos deveres militares e a predisposição em cultuar os valores e as tradições do nosso Exército. A Turma deste ano já faz parte da história, pois, pela primeira vez, um grupo de alunas participa desta solenidade”, explicou, durante a cerimônia.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>