Alunos do CAAML visitam o Instituto de Radioproteção e Dosimetria

Alunos do CAAML visitam o Instituto de Radioproteção e Dosimetria

No dia 21 de fevereiro, os alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (C-ESP-DNBQR), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), realizaram uma visita ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo foi conhecer as atividades do instituto referentes à análise ambiental e ao atendimento a emergências radiológicas.
Os alunos visitaram os laboratórios da divisão de radioproteção e assistiram a demonstrações sobre o uso de diferentes equipamentos de monitoração de radiação e detectores pessoais, fundamentais para a proteção individual e a prevenção à circulação indevida de materiais radioativos. Na área ambiental, eles tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de radiometria, radioquímica, salas de fornos e de preparação de amostras para análises.
O IRD é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes. Vinculado à Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear, o instituto atua em colaboração com universidades, agências governamentais e indústrias para promover o uso seguro das radiações ionizantes e da tecnologia nuclear.
O objetivo da visita foi conhecer as atividades do instituto referentes à análise ambiental e ao atendimento a emergências radiológicas

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *