Amazônia brasileira é tema de conferência ministrada pelos oficiais brasileiros no Reino de Espanha

Amazônia brasileira é tema de conferência ministrada pelos oficiais brasileiros no Reino de Espanha

Na manhã do dia 23 de março, o Curso de Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFAS) do Reino de Espanha teve a oportunidade de assistir a uma conferência sobre a Amazônia Brasileira. Esse curso de altos estudos militares é um curso conjunto e combinado, composto, este ano, por 77 alunos militares e civis espanholes e mais 26 alunos de outros 19 países da Europa, África, América e Ásia.

O Coronel de Engenharia Emerson Moraes da Silva, instrutor destinado no Departamento de Cultura, Diplomacia e Defesa (DCDD), e o Tenente-Coronel Milton Costa Neto, instrutor da Escola Superior das Forças Armadas (ESFAS), ambas organizações de ensino subordinadas ao Centro Superior de Estudos de Defesa Nacional (CESEDEN) do Reino de Espanha em Madri, ministraram uma aula sobre a Geopolítica da Amazônia Brasileira.

O Tenente-Coronel Éderson Sasso da Silva, aluno do XXII CEMFAS, também participou da atividade, realizando observações decorrentes de pesquisa feita para o seu trabalho de fim de mestrado, que tem como título a “Legitimidade dos interesses extrarregionais na Amazônia brasileira”.

A palestra estava inserida na matéria Segurança Internacional e dentro do tema Visão geopolítica de países de especial interesse para Espanha. Os objetivos propostos pelos oficiais brasileiros eram apresentar os aspectos geopolíticos mais relevantes da brasileira Amazônia, destacando as ações governamentais, em particular das Forças Armadas, na preservação, proteção e desenvolvimento sustentável do bioma amazônico.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *