Aniversário de 60 anos do Comando Militar da Amazônia

Aniversário de 60 anos do Comando Militar da Amazônia

Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou uma cerimônia em comemoração aos 60 anos de sua fundação, na manhã da quinta feira, dia 27 de outubro, no campo de parada Coronel Jorge Teixeira.

cma-1

Na ocasião, o Comandante Militar da Amazônia concedeu nove diplomas de “Amigo do CMA” a pessoalidades que contribuíram para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental. Foram eles: o Superintendente do Aeroporto Internacional de Manaus, Sr Usiel Paulo Vieira; o Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Sr Messias Augusto Linda de Andrade; a jornalista e Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UniNorte, Sra Edilene Mafra Mendes de Oliveira; a Diretora de Departamento de Projetos e Obras da Manaustrans, Sra Katia Regina Maciel Cecim; a Chefe da Divisão de Projetos da Manaustrans, Sra Esterfeny Guedes Pires; Técnica-Administrativa da UFAM, Sra Maria das Graças Luzeiro; o responsável pela área de Relações Institucionais da Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas. Sr Edwin Schöder Júnior; o Engenheiro Agrônomo e Perito Ambiental Alexandre Rodrigo Moreira; o Sr Raimundo Souza dos Santos, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).

O CMA foi criado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, a partir do decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e inicialmente foi sediado em Belém do Pará. Treze anos depois, em 1969, foi transferido para Manaus.

cma-2

Atualmente, é composto por 17 mil militares distribuídos nos quatro Estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O CMA é considerado um Comando Militar de Área estratégico pelo Centro de Operações Terrestres do Exército, devido ao fato de estar localizado em uma região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, são nove mil quilômetros, além de também fazer limite com sete países da América Latina.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *