Antigo Quartel-General da Artilharia Divisionária da FEB, na Itália, recebe delegação brasileira pela 1ª vez

Vergato (Itália) – Comandada pelo General Osvaldo Cordeiro de Farias, a Artilharia Divisionária (AD) apoiou pelo fogo o avanço da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945. Conforme as tropas progrediam no terreno italiano, o Comando da AD acompanhava a evolução do combate, com seu Quartel-General (QG) ocupando diferentes posições. Uma delas foi o Castelo Rocchetta Mattei, em Riola, distrito da cidade de Vergato. Na tarde de 23 de abril, ocorreu a primeira visita oficial de uma delegação do Exército Brasileiro ao local, que mantém intacto seu esplendor.

Quando a região estava sob domínio germânico, a Rocchetta Mattei serviu como base para as tropas nazistas, por sua posição estratégica. Após as conquistas de Monte Castello e La Serra, ambas em fevereiro de 1945, o próximo objetivo da FEB passou a ser Castelnuovo. Para apoiar esse avanço, a AD usou como QG aquele castelo, erguido pelo Conde Cesare Mattei, na década de 1850, sobre a base de uma construção medieval do Século XII. O Comando da AD permaneceu no local de 28 de fevereiro a 5 de março de 1945, quando a vitória em Castelnuovo foi consolidada.

Durante a inédita visita, o General de Exército João Camilo Pires de Campos, representante do Comandante do Exército, revelou a emoção pessoal por estar presente na Rocchetta Mattei. “É um momento histórico para o Exército e também para esse velho soldado, pois tive o privilégio de comandar a AD/1 (Niterói/RJ), originada da Artilharia Divisionária da FEB, que deu sua parcela de contribuição na Campanha da Itália”. Já o vice-prefeito de Vergato, Franco Rubini, saudou a ocasião como “uma oportunidade para lembrar o sacrifício dos militares brasileiros, que vieram de tão longe, para lutar pela libertação da Itália”.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>