Aplicações de radar de abertura sintética (SAR) é tema de capacitação

Com o objetivo de proporcionar capacitação em sensoriamento remoto por micro-ondas a instituições parceiras, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou o Curso de Princípios e Aplicações de Radar de Abertura Sintética, de 5 a 9 de agosto, em Brasília (DF).

O curso abordou conceitos de sensoriamento remoto por micro-ondas com ênfase em Radar de Abertura Sintética (do inglês: Synthetic Aperture Radar – SAR). Com 40 horas, a instrução também apresentou formas de tratamento de imagens de radar para análise do meio físico.

“Durante o curso, conhecemos quais são os usos e demandas dos órgãos parceiros do Censipam, cada um em sua área de atuação”, afirmou o instrutor Ulisses Guimarães.

Curso contou com a presença de representantes da Polícia Federal, ANA, ICMBio, Cenad, CPRM e Forças ArmadasCurso contou com a presença de representantes da Polícia Federal, ANA, ICMBio, Cenad, CPRM e Forças Armadas

A capacitação contou com 26 alunos, sendo representantes da Polícia Federal, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidades (ICMBio), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

“Essa instrução é uma oportunidade de interagirmos com diversos segmentos da sociedade que trabalham com geoinformação”, disse o Coronel Mário Celso, da Chefia de Logística do Ministério da Defesa.

O Censipam vai realizar capacitações sobre radar de abertura sintética em Porto Velho (RO), de 19 a 23 de agosto, em Belém (PA), de 09 a 13 de setembro, e em Manaus (AM), de 23 a 27 de setembro.

Por Willian Cavalcanti
Fotos: Ronaldy Rodrigues

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>