Apoios logísticos são realizados durante a Operação “Tropicalex-2016”

Durante a Operação “Tropicalex-2016”, que ocorreu de 6 a 22 de junho, na área compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e da Bahia, concomitantemente aos diversos adestramentos operativos usuais nesse tipo de operação, foram realizados exercícios de logística móvel e fixa e de transporte real de material para o Comando do 2º Distrito Naval, Capitania dos Portos do Espírito Santo e Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.

Exercício de VERTREP no convoo da Fragata “Constituição”

Exercício de VERTREP no convoo da Fragata “Constituição”

O transporte de carga envolveu um montante de 20 toneladas, destacando-se um contêiner de gêneros secos, destinado às Organizações Militares de Salvador (BA); uma lancha tipo LAEP-7 com seu respectivo berço, destinada à Diretoria de Portos e Costas no Rio de Janeiro; além de viaturas, fardamentos, munições e materiais diversos.

Para manter a operacionalidade da própria Força, foi acionado o Plano de Prontidão Permanente do Sistema de Abastecimento da Marinha, que proveu o embarque, no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, de um contêiner com sobressalentes para o atendimento, em tempo real, das necessidades dos meios envolvidos na comissão.

Contêiner com gêneros secos descarregado em Salvador

Contêiner com gêneros secos descarregado em Salvador

No exercício de apoio logístico fixo, que confirmou uma importante capacidade de apoio local, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, utilizando-se de caminhões cisternas, forneceu cerca de 200 toneladas de água aos navios do Grupo-Tarefa atracados em Salvador.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>