Após 15 dias de atuação e com balanço positivo, Operação Potiguar III é encerrada no Rio Grande do Norte

Natal (RN) – Depois de 15 dias de atuação na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio Grande do Norte, a Operação Potiguar III foi encerrada na sexta-feira, dia 12, com um balanço positivo. Cerca de 2.800 militares das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública foram empregados com o objetivo de restabelecer as condições de ordem pública e segurança em Natal, região metropolitana, e na cidade de Mossoró, na região Oeste do estado.

Com o término da operação, a desmobilização da tropa começou no sábado, dia 13, e tem encerramento previsto para a terça-feira (16), com a chegada dos últimos militares nas Unidades de origem. A Operação, desencadeada por meio de Decreto Presidencial, teve início na noite de 29 de dezembro, quando militares das Forças Armadas começaram suas atividades no Rio Grande do Norte.

Durante o período da operação, a Força-Tarefa Guararapes realizou mais de 14 mil atividades, como patrulhamentos, proteção de áreas de interesse e postos de bloqueio e controle de vias urbanas. Nos 15 dias de atividades, houve registro de queda de 34% nos crimes violentos letais intencionais e de 21,6% nos crimes violentos contra o patrimônio.

Durante o período de controle operacional da segurança pública do estado por parte das Forças Armadas, o índice de atendimento das ocorrências do 190, na região metropolitana de Natal, aumentou cerca de 382%. Foram atendidas 1.080 ocorrências, que resultaram em 44 detenções, 14 apreensões de armas, 4 apreensões de drogas e 69 recuperações de veículos roubados.

Em pesquisa realizada com mais de 5 mil pessoas na região metropolitana de Natal e no município de Mossoró, a Força-Tarefa Guararapes avaliou níveis de satisfação da população com o emprego das Forças Armadas. Do total de entrevistados, 89% se disseram muito satisfeitos e 88% se sentiram seguros com a presença dos militares nas ruas.

Para o Comandante da Força-Tarefa e Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Ridauto Lúcio Fernandes, a Operação Potiguar III atingiu seus objetivos.

Fonte: Agência Verde-Oliva

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>