Arranjo produtivo local de Defesa e Segurança recebe visita de representante do ministério

 Em 25 e 26 de setembro, o secretário de Produtos de Defesa Substituto, do Ministério da Defesa, almirante Marcelo Francisco Campos, participou da reunião de Governança do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa e Segurança de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha é conhecida como Capital dos Blindados. Na oportunidade, o almirante conheceu o Polo de Defesa e Segurança local.

O secretário de Produtos de Defesa Substituto, almirante Marcelo Francisco Campos, esteve em Santa Maria (RS)O secretário de Produtos de Defesa Substituto, almirante Marcelo Francisco Campos, esteve em Santa Maria (RS)

Acompanhado pelo assessor militar da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (Seprod/MD), coronel Luis Felipe Garcia Fernandes, o almirante participou da reunião a convite da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).

A 4ª Reunião de 2018 da Governança do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria foi realizada no Centro de Instrução de Blindados e também contou com a presença, dentre outros, do comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Giovany Carrião de Freitas, do vice-prefeito de Santa Maria, do presidente da Adesm e de representantes de universidades e de empresas de Santa Maria, Santa Rosa e Porto Alegre.

Na abertura da reunião, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, Divisão Encouraçada, general Mauro Sinott Lopes, destacou o comprometimento das Forças Armadas, não somente com a soberania, mas também com o desenvolvimento da base econômica do País.

Ainda na reunião, foi realizada a apresentação do Polo de Defesa e Segurança pelo Gestor do APL, Diogo De Gregori, que destacou a constituição, histórico e seus componentes.

“A presença secretário de Produtos de Defesa demonstra o apoio e o entusiasmo que o Ministério da Defesa está com o nosso projeto do Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. Foi uma oportunidade de demonstrar nossa articulação, o trabalho em conjunto entre militares e civis, visando o desenvolvimento do município a partir de ações que buscam atrair investimentos e desenvolvimento de empresas, para fomentar cada vez mais a base industrial de defesa do Brasil’, destacou o gestor do APL.

No período em que esteve na cidade, o almirante Campos aproveitou para visitar organizações militares do Exército, como o Centro de Adestramento Sul, o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar e o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Almirante Campos e autoridades durante visita à OMAlmirante Campos e autoridades durante visita à OM

O secretário de Produtos de Defesa destacou a importância da indústria de defesa para o pronto emprego operacional, o desenvolvimento regional e a geração de tecnologias. Ele disse ter ficado “bastante impressionado com o trabalho realizado em Santa Maria”.

Forte vocação

O Arranjo Produtivo Local de Santa Maria foi constituído devido à forte vocação militar do centro do estado do Rio Grande do Sul e à necessidade de promover esse potencial para fomentar o desenvolvimento da região.

O APL reúne empresários do setor, representantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, assim como de instituições de ensino e pesquisa, poder público e entidades estratégicas. A intenção é articular lideranças civis e militares para atuarem em parceria no setor de defesa e segurança, além de promover o acesso a mercados para as empresas componentes do arranjo produtivo.

Com informações da Seção de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>