Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro realiza seminário em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro realiza seminário em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) comemorou o “Dia Mundial do Meio Ambiente” com a realização do VIII Seminário de Meio Ambiente, no dia 5 de junho. O evento contou com palestras, uma pequena feira com artesanato de materiais recicláveis e distribuição de duzentas mudas de ipê, cuja flor foi oficializada em 1978, pela lei 6.507, como a flor nacional do Brasil.

Na abertura do evento, o Diretor do AMRJ, Contra-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, ressaltou que o objetivo da ONU Meio Ambiente, por meio do tema deste ano, “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis: “Segundo as Nações Unidas, a poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Por ano, são consumidas até cinco trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta e a cada minuto, são compradas um milhão de garrafas plásticas”, destacou.

Na primeira palestra apresentada, a Especialista Técnica de Negócios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Valéria Caramuru, falou sobre Gestão de Resíduos, destacando os principais materiais recicláveis e não recicláveis e fornecendo orientações sobre manuseio, transporte e destino de resíduos. Já a segunda palestra discutiu a Nova Sistemática sobre Manifesto de Resíduos. O representante da Coordenadoria de Acompanhamento dos Instrumentos de Licenciamento Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente, Cauê Bielschowsky, esclareceu diversas dúvidas sobre o novo sistema online de manifesto e o aumento do prazo de sete dias para finalização do processo.

No seminário, foram destacadas, ainda, a necessidade da coleta seletiva, a prática dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), o descarte correto do lixo e o cuidado com resíduos perigosos.

Palestra Nova Sistemática sobre Manifesto de Resíduos

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *