Assembleia Legislativa do Ceará comemora os 150 anos da Batalha de Tuiuti

Assembleia Legislativa do Ceará comemora os 150 anos da Batalha de Tuiuti

Fortaleza (CE) – O Exército Brasileiro foi homenageado em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará no dia 10 de maio. O evento, que foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia, comemorou os 150 anos da Batalha de Tuiuti, um dos mais importantes momentos da Guerra da Tríplice Aliança.

ASSEMBLEIA 21

A sessão, aprovada pelo Legislativo por unanimidade, após requerimento do Deputado Estadual Manoel Duca (PDT), serviu para homenagear os soldados brasileiros que, junto com os Exércitos da Argentina e do Uruguai, fizeram história ao derrotar o Exército adversário, que ameaçava a estabilidade da região.

O Deputado Estadual Fernando Hugo, que também participou da sessão solene, fez uso da palavra e destacou a necessidade de a população ter mais consciência sobre esses eventos históricos. Para ele “esses feitos de luta e coragem precisam ser ensinados nas escolas e ser amplamente conhecidos”.

O General de Divisão Marco Antonio Freire Gomes, Comandante da 10ª Região Militar e um dos homenageados, fez uma analogia entre os militares brasileiros que participaram da Batalha de Tuiuti com os que lutaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, os carinhosamente chamados “Pracinhas”. “São nossos heróis ainda vivos. Eram brasileiros fardados, defendendo a liberdade e a democracia. Sempre fomos e ainda somos esse mesmo Exército que, chamado pela população, foi lá e trouxe a vitória”, enfatizou.

Os 150 anos da Batalha de Tuiuti também é tema da próxima Revista Recrutinha, uma publicação do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) direcionada às crianças.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *