Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Assinatura de Protocolo entre Brasil e Suécia fortalece Base Industrial de Defesa

Nessa terça-feira (26), o Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), e a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (BrazilCham Sweden) assinaram Protocolo de Intenções em cerimônia realizada na Pasta, em Brasília. A parceria Brasil-Suécia foi firmada com o objetivo de estabelecer diretrizes básicas para a organização e a implementação de iniciativas conjuntas relacionadas com pesquisa, desenvolvimento, promoção comercial, financiamentos, investimentos, seguros e garantias.

O Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, fez a abertura da solenidade. Ele enfatizou a expectativa sobre a iniciativa com a Suécia. “A expectativa, a partir desse Protocolo assinado, é que as relações entre Ministério da Defesa e Câmara se ampliem e se aprofundem, desenvolvendo novas formas de interação, alavancando resultados, ainda, mais palpáveis e no melhor interesse da Base Industrial de Defesa brasileira”, pontuou o Major-Brigadeiro Aurélio.

Alexandre Manfrim-2.jpg

A ação é importante para o fortalecimento da Base Industrial da Defesa (BID), que, hoje, representa 4,46% do Produto Interno Bruto brasileiro, gerando 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos. A cooperação amplia a relação de exportações de bens e serviços de Defesa e Segurança do Brasil para a Suécia e contribui para o desenvolvimento de novos fluxos de conhecimento, comércio, financiamentos e investimentos no setor de Defesa e Segurança.

Alexandre Manfrim-13.jpg

A Diretora-Executiva da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia, Elisa Sohlman, expôs a importância da cooperação. “Pretendemos contribuir, ao máximo, para o incremento dos negócios da nossa Base Industrial de Defesa, mas, mais do que isso, queremos manter o mais alto grau de sinergia e amizade entre nossas entidades. O Brasil conta com nossos melhores e abnegados esforços, sempre de maneira coordenada, focada e coesa”, destacou a Diretora.

Alexandre Manfrim-33.jpg

O Secretário de Produtos de Defesa do MD, Marcos Degaut, ressaltou que houve um impacto positivo sobre as relações comerciais e industriais entre os dois países, no setor de Defesa, decorrente da aquisição da aeronave de caça sueca Gripen. Assim, a assinatura do documento fortalece as relações bilaterais entre Brasil e Suécia. “O Protocolo visa ampliar e intensificar as diversas formas de parcerias entre as empresas dos setores privados de Defesa, o que, como objetivo final, irá diversificar e fortalecer a pauta de exportações de bens e serviços de Defesa e Segurança do Brasil para a Suécia”, reforçou o Secretário.

A Cerimônia contou com transmissão ao vivo a representantes da instituição na Suécia. Ainda, foi prestigiada pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto da Pasta, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; pelo Cônsul-Geral da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco Neto; além de outras autoridades civis e militares.

Por Rízia Rocha
Fotos: Manfrim

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *