Ativado o 23º Contingente do Haiti

Ativado o 23º Contingente do Haiti

Rio de Janeiro, 08/12/15 – O 23º Contingente Brasileiro de Força de Paz da ONU (CONTBRAS) começou a atuar no Haiti na última quinta-feira (3). Com a responsabilidade de garantir a segurança do país, trabalho já desenvolvido por tropas brasileiras nos últimos onze anos, os militares passaram por um treinamento de cerca de quatro meses antes de chegarem ao Haiti.

haiti 1

O contingente é composto por 970 militares. Desse total, 675 integram o Batalhão de Força de Paz (BRABAT) – sendo a maioria deles do Rio Grande do Sul. Outros 175 foram destacados para o Grupamento Operativo do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (GptOpFuzNav) vindos do Rio de Janeiro (RJ)  e 120 destacados para a Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY).

Na ocasião, o coronel Ricardo Pereira de Araújo Bezerra assumiu o comando do BRABAT 23 em substituição ao coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, comandante do Batalhão Brasileiro (BRABAT 22).

Na mesma oportunidade, o capitão-de-fragata (FN) Alexandre da Costa Lopes assumiu o comando do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e o tenente coronel Carlos Otávio Krawutschke Cardoso assumiu a Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz.

haiti 2A solenidade contou com a presença de oficiais generais das três Forças Armadas, entre eles, o general-de-divisão Santos Cruz, Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo e do general-de-divisão Ajax Porto Pinheiro, Force Commander da MINUSTAH.

Foto: BRABAT / Divulgação

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *