Atleta da FAB ganha ouro na prova de 5.000 metros no Pan

Atleta da FAB ganha ouro na prova de 5.000 metros no Pan

Corredora terminou a corrida com o tempo de 15m 45s 97

A Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Juliana Paula Gomes dos Santos conquistou, na terça-feira (21/07), a medalha de ouro na prova dos 5.000 metros no Pan-Americano de Toronto, no Canadá. A corredora concluiu a prova em 15m45s97, à frente da mexicana Brenda Flores (15m47s19) e da americana Kellyn Taylor (15m52s78), que completaram o pódio. A atleta vinha no final do pelotão até o início da última volta, quando arrancou rumo à liderança.

ATLETA 1

“Foi a melhor prova da minha vida. Não estou nem acreditando. Era uma prova muito forte”, disse. “Muito obrigado pela torcida. Está é a primeira medalha do atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto”, comemorou a atleta.

Após oito anos, Juliana Gomes dos Santos voltou a subir ao lugar mais alto do pódio em Jogos Pan-Americanos. Em 2007, no Pan do Rio de Janeiro, Juliana havia conquistado a medalha de ouro na prova feminina dos 1.500 metros, sua especialidade. Ela estabeleceu o recorde brasileiro desta prova em 2010, fazendo 4m07s30 no Campeonato Ibero-Americano, na Espanha.

A primeira prova de Juliana Gomes dos Santos nos 5.000 metros foi em março, no Campeonato da Federação Paulista de Atletismo, quando também saiu vencedora, marcando 16m56s73.

Quem também comemorou muito foi o maratonista, Sargento da FAB, Marílson Gomes dos Santos, marido de Juliana. “Foi uma vitória da superação. Ela se desdobra alternando os treinos com a vida de dona de casa, cuidando do nosso filho. É uma pessoa muito determinada e essa característica aflorou ainda mais quando ingressou na FAB. Estou muito feliz com o resultado”, disse Marílson.

O atleta se recupera de uma lesão na panturrilha esquerda em Brasília (DF), de onde acompanhou a conquista do ouro. “Estou voltando aos poucos aos treinos, não tenho sentido mais nada”, explica o atleta da FAB que já possui índice técnico para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Bronze no ciclismo

Outro medalhista nos Jogos Pan-Americanos é o Sargento Gideoni Monteiro, atleta de alto rendimento da FAB, que conquistou o terceiro lugar na prova Omnium, de ciclismo. A modalidade é composta pelo somatório de seis provas diferentes: contrarrelógio, eliminação, perseguição, stracht, volta lançada e corrida por pontos. O ouro ficou com o colombiano Fernando Gaviria, que é o atual campeão mundial, e a prata, com o mexicano Ignazio Prado.

ATLETA 2

“Gostaria de dedicar a medalha à minha família, meus amigos, minha namorada, que me incentiva bastante, ao pessoal que torce por mim e acredita. Espero chegar competitivo aos Jogos do Rio 2016 e representar bem o nosso País”, disse Gideoni.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *