Atletas da FAB são destaque em campeonato de Pentatlo Aeronáutico realizado na Noruega

Atletas da FAB são destaque em campeonato de Pentatlo Aeronáutico realizado na Noruega

Militares garantiram as primeiras colocações do evento e se preparam agora para o Mundial que acontece em outubro.

A equipe de Pentatlo Aeronáutico Militar do Brasil, formada por oficiais e cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), conquistou o 1° lugar do grupo masculino e a 2° colocação na categoria feminina no 41° Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico, realizado entre os dias 19 e 23 de maio, na cidade de Trondheim, Noruega.

 atletas da fab

Ocupando as primeiras posições desde o início da competição, o Major Aviador Eduardo Utzig Silva, do efetivo da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), conquistou o campeonato individual geral, além de ter ficado em 1° lugar na prova de Tiro e na prova de Esgrima. Já a Tenente Intendente Mellina dos Santos Barbosa Cabral Silva, do efetivo do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), garantiu a primeira colocação da prova de Basquete.

Outros militares também conquistaram resultados expressivos, como o Tenente Aviador Joel Eloi Belo Júnior (Esquadrão Phoenix), que terminou a prova de corrida de orientação na quarta posição, o Tenente Aviador Eduardo Augusto Montenegro Duque (AFA), que ficou com o vice-campeonato da prova de natação, e o Cadete Aviador Ariel José Pimentel Kaczmark (AFA), que garantiu a segunda posição na prova de pista de obstáculos. Na competição feminina a Aspirante Intendente Mayara Soares da Silva, do efetivo do Depósito Central de Intendência (DCI), sagrou-se vice-campeã da prova de basquete e a Cadete Intendente Amanda Priscila de Moura Vilas Boas (AFA) ficou com o terceiro lugar na prova de natação.

O Major Eduardo Utzig garantiu o primeiro lugar geral, prova de tiro e esgrima Arquivos dos atletas.

Sobre a competição – O Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico é realizado anualmente na Escandinávia. Nessa edição contou com a presença dos países anfitriões – Noruega, Suécia e Finlândia – além de países convidados, como República Tcheca, Lituânia e Brasil. O Campeonato serviu como preparação para a equipe brasileira que representará o país no Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico Militar do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que ocorrerá em outubro na Academia da Força Aérea, em Pirassununga.

Pentatlo Aeronáutico – O Pentatlo Aeronáutico é composto por uma prova aérea, não realizada no evento da Noruega, e pelas modalidades esportivas de Tiro, Natação, Esgrima, Basquete e Escape, composta por pista de obstáculos e corrida de orientação.

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *