Atletas do CEFAN participam do Mundial de Monobob e Skeleton da Juventude

Atletas do CEFAN participam do Mundial de Monobob e Skeleton da Juventude

Os atletas do Projeto Olímpico Marinha do Brasil/Odebrecht, Marley Linhares e Jéssica Muniz, foram os primeiros atletas a representar o Brasil no Mundial de Monobob e Skeleton da Juventude, que aconteceu entre os dias 15 e 21 de fevereiro, em Saint Moritz, na Suíça. Os jovens, de apenas 15 e 16 anos, praticam levantamento de peso, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Eles competiram na modalidade Monobob, integrando a primeira equipe do esporte brasileiro.

Competidora Jéssica Muniz em treinamento no CEFAN
Competidora Jéssica Muniz em treinamento no CEFAN

A prova de Monobob consiste numa corrida onde o atleta desce sozinho no trenó, sendo responsável pela pilotagem e o empurrão de largada. O trenó tem em média 2,30 metros de comprimento, pesando cerca de 130 quilos. Na pista, pode atingir velocidades até 120 Km/h.

O Skeleton por sua vez, é uma modalidade onde os competidores utilizam um trenó com barras de aço sobre uma pista de gelo. Os participantes empurram o trenó por cerca de 30 metros antes de subir neles onde ficam com barriga para baixo, cabeça para frente e movimentam seus corpos para guiar os mesmos. Os “sliders”, como são chamados os competidores do Skeleton, com seus trenós chegam a velocidades de 130 km/h.

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, em parceria com o CEFAN, aposta no potencial dos jovens atletas e acredita que oportunidades como estas os farão crescer em suas carreiras esportivas, tornando-os competidores olímpicos. Estima-se ainda que, com a prática e dedicação ao Monobob, o Brasil poderá ser um dos maiores destaques na modalidade em apenas quatro anos.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *