Atletas e autoridades são agraciados com a Medalha do Mérito Desportivo Militar

Brasília, 27/02/2015 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, presidiu solenidade de imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar, dia 27 de fevereiro no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF). A comenda, que foi concedida a 136 personalidades civis e militares, é entregue desde 2006 a atletas e autoridades que tenham prestado relevantes serviços ao desporto brasileiro.

A campeã mundial de maratona aquática Ana Marcela da Cunha, junto da mãe, é cumprimentada pelo ministro Jaques Wagner

A campeã mundial de maratona aquática Ana Marcela da Cunha, junto da mãe, é cumprimentada pelo ministro Jaques Wagner

Na cerimônia, Wagner ressaltou que “em tempos de paz, o desporto é uma ferramenta poderosa de treinamento, que desenvolve habilidades e capacidades fundamentais para os nossos militares, como a aptidão física, o equilíbrio emocional, a liderança e o espírito de equipe”.

O ministro lembrou ainda o bom desempenho recente do país nas duas maiores competições esportivas internacionais: “Nos Jogos Olímpicos de Londres, cinco das 17 medalhas brasileiras foram conquistadas por atletas militares. Paralelamente, o Brasil teve participação brilhante na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares [JMM], que ocorreram no Rio de Janeiro em 2011, quando se sagrou campeão pela primeira vez desde a primeira edição desses jogos, em 1995.”

Além de Jaques Wagner, estiveram presentes na solenidade os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; e a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon.

Atletas militares agraciados

Sargento da Marinha Cleidiano da Costa Santos

Sargento da Marinha Cleidiano da Costa Santos

O sargento da Marinha, Cleidiano da Costa Santos, foi um dos agraciados desta manhã. Atleta de Pentatlo Militar de 2001 a 2007, trabalha atualmente como auxiliar-técnico da modalidade. Na sua nova função, foi campeão sul-americano em 2013 com a delegação brasileira.

“Eu sou técnico da equipe de Pentatlo Militar da Marinha, que é composta por seis esportistas. Em abril vamos ter seletiva para os JMM na Coreia. Já temos um destaque que possivelmente renderá frutos para o mundial”, explicou.

Atleta do mesmo esporte, o tenente do Exército Douglas Castro, de 26 anos, também recebeu a comenda. Ele explicou que concilia as atividades da rotina de oficial da Força Terrestre com os treinos. “Às vezes tenho que acordar às 4h da manhã para cumprir serviço e depois ir praticar”, contou. Douglas foi campeão mundial individual em 2013, em Pentatlo Militar.

Tenente do Exército Douglas Castro

Tenente do Exército Douglas Castro

O tenente serve no 2º Regimento de Cavalaria de Guardas, localizado no Rio de Janeiro. Treina “de três a quatro sessões por dia” na Escola de Educação Física do Exército. “Pela minha instituição eu sou atleta desde 2012. Meu foco, hoje, é estar bem para os Jogos Mundiais Militares”, salientou.

A sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), Juliana Paula de Souza, ostentava feliz a medalha em sua farda azul. Técnica de manutenção em instrumentos de aeronave, ela é formada pela Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). Juliana é pioneira tanto no esporte quanto na função militar. É a única mulher de carreira que representa a FAB em corrida de rua de longa distância e foi a primeira do segmento feminino da Força Aérea a fazer um curso completo de manutenção do helicóptero Blackhawk.

“Me senti feliz hoje porque é a premiação de todo o meu esforço.  Significa que estou no caminho certo para quebrar novos recordes”, ressaltou a sargento.

Mais homenageados

Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Juliana Paula de Souza

Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Juliana Paula de Souza

Campeã mundial de maratona aquática de 10km em 2011, a nadadora Ana Marcela Jesus Soares da Cunha, de 22 anos, também foi agraciada com a Medalha do Mérito Desportivo Militar. Soteropolitana, a esportista ganhou o prêmio de Melhor Atleta do Ano da Federação Internacional de Natação em águas abertas, em 2014.

Segundo Ana Marcela, atualmente, sua preocupação é com o campeonato mundial que acontece a partir de 28 de julho na Rússia. “Não dá para pensar em nada além disso”, falou. Sua rotina inclui oito horas diárias de treinos de segunda a sábado.  “Comecei a nadar aos dois anos de idade, mas sou profissional desde 2006.”

Ana Patrícia da Cunha, mãe da nadadora, afirmou que a medalha do Mérito Desportivo Militar é um reconhecimento ao trabalho da filha. “É emocionante esse momento. Não deu para segurar as lágrimas na hora do Hino Nacional. É uma injeção de autoestima para ela”, orgulhou-se.

Os soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Roberto Costa e José Modesto, completaram  o rol de homenageados do dia. Os dois são instrutores no “Projeto Karatê do Saber – Guerreiros do Rio Sena”, iniciativa da PM-BA que oferece a prática esportiva a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.

Soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) Roberto Costa e José Modesto

Soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) Roberto Costa e José Modesto

José Modesto contou que o “Karatê do Saber” é gratuito e conta com 160 alunos que têm aulas terças e quintas, pela manhã ou à tarde. Já Roberto Costa explicou que o projeto é desenvolvido por meio do “Pacto pela Vida” e tem o objetivo de resgatar crianças da linha infracional e aproximar a sociedade da polícia comunitária de Salvador (BA).

Criado há pouco mais de dois anos, o programa possui uma campeã pan-americana, a estudante Riquele Tancredo Santos. “Nós acompanhamos o rendimento dos alunos na escola e uma das obrigatoriedades para que participem do projeto é estar matriculado em uma instituição de ensino”, finalizou Costa.

Foto: Jorge Cardoso

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>