Atletas militares falam sobre suas trajetórias em palestra no Senado

Atletas olímpicos do Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa (MD) ministraram palestra motivacional a servidores do Senado, da Câmara dos Deputados e a estudantes do ensino médio e fundamental na tarde de quinta-feira (6). O evento ocorreu no Auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis, instituição do Senado Federal, localizada em Brasília.

Os esportistas, Sargento da Marinha Hugo Parisi, da modalidade saltos ornamentais; Sargento do Exército Welissa Gonzaga, jogadora de vôlei conhecida como Sassá; e o Sargento da Força Aérea Ítalo Manzine, da natação; falaram sobre desafios, superação e também sobre o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do MD.

Desafios, superação e o Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas foram temas da palestraDesafios, superação e o Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas foram temas da palestra

Na abertura, a diretora-geral do Senado Ilana Trombka, ressaltou a importância dos atletas compartilharem histórias de suas ilustres trajetórias com o público.
“O objetivo de a gente trazer atletas olímpicos para conversar com vocês é mostrar a trajetória vitoriosa deles. Mostrar que tem algumas coisas que vão fazer parte de nossa trajetória vitoriosa, que é persistência, espírito de equipe e saber trabalhar o físico e psicológico juntos”, salientou Ilana.

A próxima competição internacional militar foram os 7º Jogos Mundiais, em outubro, na ChinaA próxima competição internacional militar foram os 7º Jogos Mundiais, em outubro, na China

Ao encontrar os colegas do meio esportivo, a senadora e ex-jogadora de vôlei, Leila Barros (PSB-DF), lembrou das dificuldades geralmente enfrentadas por atletas no decorrer da carreira. “Vocês não imaginam o que essas pessoas aqui e eu abdicamos para representar o Brasil”, ressaltou.

Campeão brasileiro por 28 vezes, o atleta olímpico de saltos ornamentais, Hugo Parisi, iniciou as apresentações individuais ressaltando a importância do apoio recebido do pai e da família durante a carreira. “O apoio da família é essencial para a gente chegar onde chegou”, disse.

A medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2018, Welissa Gonzaga, Sassá do vôlei, relatou as diversas dificuldades enfrentadas no início da carreira, como a distância da família e dificuldade de adaptação em outro Estado. A mineira da cidade de Barbacena, reforçou o significado do preparo e da persistência para alcançar objetivos. “Quanto mais você se prepara na vida, mais fácil a trajetória, o caminho”, afirmou.

O nadador Ítalo Manzine explicou que, para a modalidade a qual pertence, sua estatura de 1.80 m é considerada baixa e, que sempre buscou a perfeição para compensar isso. O atleta citou como exemplo a intensiva concentração realizada antes das seletivas para as Olimpíadas Rio 2016.” Parei de ir em festas, de beber e de comer doces”, lembrou.

Ítalo Manzine disse que, à época, conseguiu superar os pontos fracos com muito treino e dedicação. “Eu treinei tanto que vi meu ídolo se tornar meu adversário”, destacou sobre ter vencido o campeão olímpico Cesar Cielo.

Para o servidor da Câmara dos Deputados, Marcelo Augusto Coelho, os exemplos proferidos na palestra retratam a necessidade de ter coragem e persistência para alcançar os objetivos. Após acompanhar a apresentação dos atletas com o filho que pratica natação, descreveu sua opinião sobre a exposição dos atletas. “Inspiradora, faz com que eu acredite cada vez mais nos sonhos do meu filho”, avaliou.

Os Sargentos Hugo Parisi e Welissa Gonzaga vão participar dos 7º Jogos Mundiais Militares que ocorrerão, em outubro, na China. Os esportes disputados na competição são definidos pelo Comitê Internacional do Esporte Militar (CISM), entidade que reúne delegações desportivas militares dos países. A instituição organiza a competição dos Jogos Mundiais Militares, competição que antecede as Olimpíadas.

Para os Jogos, o MD enviará delegação com aproximadamente 490 integrantes, sendo o efetivo composto 70% de atletas militares e 30% da comissão técnica.

Por Lane Barreto

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Acompanhe nas Redes Sociais do Desporto Militar:
Facebook: https://www.facebook.com/CISMBrazil
Instagram: @cdmbofficial https://www.instagram.com/cdmbofficial

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>