Atletas pioneiros do Programa de Alto Rendimento do Exército recebem justa homenagem por seu desempenho

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 28 de outubro, aconteceu, no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), uma homenagem aos militares da 1ª e 2ª turmas do Programa Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro (PAAR). Esses “Pioneiros” receberam uma placa e um diploma de “Gestores Pioneiros” que fomentaram o PAAR no Exército Brasileiro. A solenidade teve a finalidade de homenageá-los pela iniciativa de enfrentar novos desafios e por acreditarem na capacidade do Programa.

Participaram dessa justa homenagem 13 atletas nas modalidades de Judô, Pentatlo Militar, Voleibol, Boxe, Atletismo, Triatlon, Futebol, Esgrima, Paraquedismo, Natação, Pentatlo Moderno e Taekwondo. Dentre eles, estão alguns medalhistas olímpicos que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, bem como o Exército Brasileiro nos Campeonatos Mundiais do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), contribuindo sobremaneira para o crescimento do Desporto Nacional.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Fernando Azevedo e Silva, e contou com as presenças do General de Exército Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; além de outros oficiais-generais da ativa e da reserva; de comandantes das organizações militares diretamente subordinadas ao CCFEx; e de militares e convidados em geral.

O que é o PAAR

O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) é uma parceria dos Ministérios da Defesa e do Esporte e tem como objetivo fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível nacionais e estrangeiros. Os atletas militares têm à disposição todos os benefícios da carreira militar, como salários, assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para o treinamento.

A convocação de militares técnicos temporários é uma prática utilizada pelas Forças Armadas para suprir a ausência de militares em determinadas áreas. No caso, o Exército convocou atletas de alto rendimento que, além de comporem as equipes militares que participaram dos 5º e 6º Jogos Mundiais Militares e nos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro, também motivam militares de carreira para a prática do esporte a partir da troca de experiências entre eles.

Nas quatro primeiras edições dos Jogos Mundiais Militares (JMM), a classificação mais expressiva obtida pela delegação brasileira foi o 12º lugar, com oito medalhas conquistadas, nos III JMM, realizados em Catânia, Itália. O PAAR das Forças Armadas colocou o Brasil em posição de destaque no cenário desportivo militar mundial. Nos V JMM, Rio 2011, após o início do programa, a delegação brasileira sagrou-se campeã da competição, conquistando um total de 114 medalhas, sendo 101 recebidas por Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas.

Já nos VI JMM, em Mungyeong 2015, na Coréia, o Brasil manteve seu alto nível de desempenho, conquistando, com os atletas do PAAR, 73 das 84 medalhas do País, o que colocou a delegação no segundo lugar geral dos jogos. Assim, com o desenvolvimento e manutenção do PAAR, o Brasil vem se consolidando como uma das mais importantes potências mundiais no Desporto Militar.

Entrega do distintivo do Curso do Mestre D’ Armas

Durante a solenidade, foi entregue, ainda, o distintivo do Curso do Mestre D’ Armas ao 1º Ten Theófilo e ao 1º Ten Petterle, pelo Comandante da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na companhia dos familiares dos dois agraciados, e pelo Cel Krammer, colaborador do Curso.

No decorrer da solenidade, o General de Brigada Jorge Antonio Smicelato (Chefe do CCFEx) e o Gen Fernando fizeram uso da palavra, parabenizando o Curso de Mestre D’Armas e os atletas de Alto Rendimento.

A formatura foi encerrada com um desfile da tropa, em continência ao Chefe do EME.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>