Atletas pioneiros do Programa de Alto Rendimento do Exército recebem justa homenagem por seu desempenho

Atletas pioneiros do Programa de Alto Rendimento do Exército recebem justa homenagem por seu desempenho

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 28 de outubro, aconteceu, no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), uma homenagem aos militares da 1ª e 2ª turmas do Programa Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro (PAAR). Esses “Pioneiros” receberam uma placa e um diploma de “Gestores Pioneiros” que fomentaram o PAAR no Exército Brasileiro. A solenidade teve a finalidade de homenageá-los pela iniciativa de enfrentar novos desafios e por acreditarem na capacidade do Programa.

Participaram dessa justa homenagem 13 atletas nas modalidades de Judô, Pentatlo Militar, Voleibol, Boxe, Atletismo, Triatlon, Futebol, Esgrima, Paraquedismo, Natação, Pentatlo Moderno e Taekwondo. Dentre eles, estão alguns medalhistas olímpicos que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, bem como o Exército Brasileiro nos Campeonatos Mundiais do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), contribuindo sobremaneira para o crescimento do Desporto Nacional.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Fernando Azevedo e Silva, e contou com as presenças do General de Exército Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; além de outros oficiais-generais da ativa e da reserva; de comandantes das organizações militares diretamente subordinadas ao CCFEx; e de militares e convidados em geral.

O que é o PAAR

O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) é uma parceria dos Ministérios da Defesa e do Esporte e tem como objetivo fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível nacionais e estrangeiros. Os atletas militares têm à disposição todos os benefícios da carreira militar, como salários, assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para o treinamento.

A convocação de militares técnicos temporários é uma prática utilizada pelas Forças Armadas para suprir a ausência de militares em determinadas áreas. No caso, o Exército convocou atletas de alto rendimento que, além de comporem as equipes militares que participaram dos 5º e 6º Jogos Mundiais Militares e nos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro, também motivam militares de carreira para a prática do esporte a partir da troca de experiências entre eles.

Nas quatro primeiras edições dos Jogos Mundiais Militares (JMM), a classificação mais expressiva obtida pela delegação brasileira foi o 12º lugar, com oito medalhas conquistadas, nos III JMM, realizados em Catânia, Itália. O PAAR das Forças Armadas colocou o Brasil em posição de destaque no cenário desportivo militar mundial. Nos V JMM, Rio 2011, após o início do programa, a delegação brasileira sagrou-se campeã da competição, conquistando um total de 114 medalhas, sendo 101 recebidas por Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas.

Já nos VI JMM, em Mungyeong 2015, na Coréia, o Brasil manteve seu alto nível de desempenho, conquistando, com os atletas do PAAR, 73 das 84 medalhas do País, o que colocou a delegação no segundo lugar geral dos jogos. Assim, com o desenvolvimento e manutenção do PAAR, o Brasil vem se consolidando como uma das mais importantes potências mundiais no Desporto Militar.

Entrega do distintivo do Curso do Mestre D’ Armas

Durante a solenidade, foi entregue, ainda, o distintivo do Curso do Mestre D’ Armas ao 1º Ten Theófilo e ao 1º Ten Petterle, pelo Comandante da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na companhia dos familiares dos dois agraciados, e pelo Cel Krammer, colaborador do Curso.

No decorrer da solenidade, o General de Brigada Jorge Antonio Smicelato (Chefe do CCFEx) e o Gen Fernando fizeram uso da palavra, parabenizando o Curso de Mestre D’Armas e os atletas de Alto Rendimento.

A formatura foi encerrada com um desfile da tropa, em continência ao Chefe do EME.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *