Atletismo valoriza o espírito competitivo nos Jogos Desportivos do Exército 2015

Atletismo valoriza o espírito competitivo nos Jogos Desportivos do Exército 2015

Brasília – No fim de semana, 4 e 5 de julho, foram disputadas dez provas do atletismo: 100 m rasos; revezamento 4×400 m rasos; salto em altura; arremesso de peso; 5 mil metros rasos; lançamento de dardos; salto em distância; 400 m rasos; 1500 m rasos e o revezamento 4×100 m rasos.

 ATLETISMO 1

Uma expressão criada na Roma Antiga sintetiza esse esporte: mens sana in corpore sano. O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. Começou com os gregos nos Jogos Olímpicos, mais de 700 a.C., e foi retomada pela Inglaterra no início do século XIX.

 ATLETISMO 2

No Brasil, o atletismo começou a ser praticado no final do século XIX. A primeira competição foi realizada em 1914, no Clube Espéria, na cidade de São Paulo. No Exército Brasileiro, esse esporte ganhou visibilidade com o Sargento João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, campeão mundial e medalhista olímpico que ainda detém dois recordes no Exército: salto triplo e 100 m rasos.

ATLETISMO 3

Dezenas de militares, seguindo o exemplo de superação deixado por João do Pulo, entraram no novo Complexo Desportivo do Comando Militar do Planalto (CMP) com o objetivo de conquistar as medalhas dos Jogos Desportivos do Exército 2015. Segundo o diretor da prova, Capitão Queiroz, da Comissão de Desportos do Exército, as excelentes instalações do CMP propiciaram o alto nível da competição e facilitaram o desempenho dos atletas.

Com participação maciça da torcida, o grande vencedor foi o esporte.

A prova de 100 m é considerada a mais bonita de se assistir porque é decidida em pouco mais de 10 segundos, afirmou o Soldado Jonatan, do Comando Militar do Oeste, que venceu a prova em 10 segundos e 57 centésimos. O militar, recém-incorporado ao Exército, ficou muito feliz com seu resultado. “Nunca pensei que eu pudesse continuar com o atletismo, esporte que já praticava antes de entrar para o quartel. Representar minha Unidade e vencer uma competição como essa é gratificante”, garantiu o Soldado.

ATLETISMO 4

Concluídas as provas de sábado e de domingo, o campeão do atletismo foi o Comando Militar do Sul. O grande vencedor do evento foi o esporte, pela efetiva participação da torcida, incentivando os atletas em todas as provas.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *